A Lei 13146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, em seu artigo 1º assegura promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais às pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania. A Lei trouxe um grande impacto para a sociedade e para as instituições de ensino em todas as modalidades. A partir dos nossos estudos sobre o deficiente intelectual, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As pessoas com deficiência intelectual são classificadas por alguns autores como um grupo de pessoas que se distanciam dos demais, no sentido de necessitarem de apoio individual para poder acompanhar os programas de educação comum. Devendo as escolas se adequarem para oferta de atendimento especializado. PORQUE II. O diagnóstico de deficiente intelectual é difícil de realizar, exige revisões de seu conceito, pois a deficiência intelectual não se limita à sua condição orgânica e/ou intelectual e nem pode ser definida por um único saber, sendo desafiadora aos profissionais envolvidos para que se respeitem as suas especificidades. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Pensar no atendimento educacional especializado é uma tarefa fundamental baseada na lei brasileira de inclusão. A forma como a educação especial é construída no Brasil, passou por uma série de processos, dentre os quais podemos destacar o padrão de diagnóstico de educadores, médicos e profissionais especializados. Ambas estão corretas e se completam.
Como podemos observar a educação especial?
A partir de uma prática humanizada, onde os profissionais auxiliam os alunos com possíveis limitações, trazendo um olhar de acesso, para que eles possam desenvolver seus conhecimentos independente do grau de deficiência que possuam, sendo um trabalho delicado mas fundamental para que a acessibilidade aconteça.
Mais sobre a educação especial:
https://brainly.com.br/tarefa/23797274
#SPJ4
Resposta:
As asserções 1 e 2 estão corretas e a segunda e justificativa da primeira
Explicação: