Anomalias cromossômicas são alterações genéticas causadas por diversos fatores. As anomalias cromossômicas numéricas acontecem quando, no processo de mitose e meiose, ocorre uma alteração no número de cromossomos, assim, esse fenômeno determina a formação de indivíduos ou células com menos ou mais que 46 cromossomos. SILVA, Camila Girotto da. Embriologia e Histologia. Maringá - PR. UniCesumar, 2020. (Adaptado). Considerando o fragmento acima e as anomalias cromossômicas, analise as afirmativas a seguir:
I. As trissomias cromossômicas são resultantes da disjunção mitótica, a qual da origem em um gameta com 25 cromossomos. Um exemplo dessa anomalia é a Síndrome do Turnor
II. A Síndrome de Klinefelter é exclusivamente masculina, sendo caracterizada pela aspermatogênese, pelos membros inferiores altos e desproporcionais, testículos pequenos e, em muitos casos a presença de ginecomastia.
III. A Síndrome de Edwards é caracterizada pela trissomia no cromossomo 18, podendo causar na pessoa afetada retardo de crescimento, deficiência mental, esterno curto, plantas dos pés arredondadas e defeito no septo ventricular.
IV. A Síndrome de Down é decorrente da trissomia do cromossomo 21, sendo o mais conhecido dos distúrbios cromossômicos, caracterizado por causar retardo mental moderado, tendo sua incidência em gestações de mulheres com mais de 35 anos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
I) Errada
II) Certa
III) Certa
IV) Certa
eu acredito que seja isso
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás