De acordo com Huizinga (2010, p. 17) "A criança representa alguma coisa diferente, ou mais bela, ou mais nobre, ou mais perigosa do que habitualmente é. Finge ser um príncipe, um papai, uma bruxa malvada ou um tigre. A criança fica literalmente transportada de prazer, superando-se a si mesma a tal ponto de quase chegar a acreditar que realmente é esta ou aquela coisa, sem, contudo perder inteiramente o sentido da realidade habitual. Mais do que uma realidade falsa, sua representação é a realização de uma aparência: é imaginação, no sentido original do termo".
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 6 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
O texto acima refere-se a uma atividade típica da infância que podemos identificar como:
Alternativas
Alternativa 1:
Jogo pedagógico.
Alternativa 2:
Jogo transicional.
Alternativa 3:
Jogo do Fort-da.
Alternativa 4:
Jogo pré-esportivo.
Alternativa 5:
Jogo simbólico.
Respostas
respondido por:
9
Os jogos simbólicos, alternativa 5, são representados na citação de Huizinga, pois se caracteriza pela imaginação, pela criatividade e pela fantasia criada em um mundo imaginário.
Características dos jogos simbólicos
Para Piaget, os jogos simbólicos estão interligados ao egocentrismo, sendo que a criança cria simbologias conforme a sua vontade. Porém, são esses jogos que despertam a criação, seja de personagens, de uma história fictícia, a imitação da realidade, oportunizando o contato do ser humano com a sua imaginação. Entre as atividades que estimulam os jogos simbólicos estão:
- dramatização;
- imitar situações da vida;
- imitação de animais;
- brinquedo de imitações de profissões;
- brinquedo livre, sendo que normalmente as simbologias são parte deste contexto.
Saiba mais sobre os jogos simbólicos em: https://brainly.com.br/tarefa/49979491
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás