A pegada ecológica é a área em hectares de terra/água necessária para produzir a quantidade de recursos ou serviços ecológicos usados por uma população definida. Na figura abaixo é mostrada a variação, em hectares globais per capita, da biocapacidade e da pegada ecológica de todos os países da Terra
Respostas
Ao analisar a imagem, observa-se que na década de 70, a pegada ecológica alinhava-se com a biocapacidade, ao mesmo tempo em que o gráfico indicaria que a biocapacidade estaria se reduzindo, por conta de elevados índices de degradação ambiental (I, II e III estão corretos).
Biocapacidade e Pegada Ecológica
A pegada ecológica pode ser representada como a área em hectares que uma determinada região utiliza recursos naturais, como formas de subsistência, a partir da biocapacidade, ou seja, da capacidade natural de recursos.
No entanto, ao verificar o gráfico, nota-se que a pegada ecológica vem se tornando mais elevada do que a biocapacidade, o que é um grande indicador de degradação ambiental, apontando para a importância de se buscar a preservação ambiental.
Complemento
I. No início da década de 70 a pegada ecológica iguala a biocapacidade.
II. A redução sistemática da biocapacidade é um indicador de degradação ambiental ao longo do tempo.
III. Em muitos países a pegada ecológica supera sua biocapacidade; e há outros que “exportam” sua biocapacidade, são aqueles em que a biocapacidade supera a pegada ecológica.
Mais sobre biocapacidade e preservação ambiental: brainly.com.br/tarefa/52957347
#SPJ4