A posse de Luís Inácio Lula da Silva em 2003 marcou a ascensão da esquerda ao poder, através do Partido dos Trabalhadores (PT), o que exigiu o enfrentamento das tarefas concretas da governança na área econômica. I. Defendeu-se um novo ajuste fiscal e o aumento da taxa de juros - medidas impensáveis para o PT antes de 2002 - que constituíam uma demonstração de afinação com o mercado financeiro, de cujo resultado dependia o êxito da nova administração. II. O governo estabeleceu medidas econômicas, tais como a elevação da taxa de juros básica (Selic) nas reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM), evidenciando que isso não era mais um "tabu" para o PT e os cortes do gasto público, para viabilizar o objetivo fiscal. III. Medidas para incrementar a inflação. IV. O compromisso do novo governo foi adiar as reformas, ainda incompletas, de 1995-2002. V. Este compromisso se traduziu em duas ações políticas inovadoras: a reforma tributária e a conclusão da reforma da Previdência Social. É correto afirmar que:
Respostas
respondido por:
0
Sobre a ascensão da esquerda ao poder no nosso país em 2003, podemos afirmar que somente as asserções I e II estão corretas visto que este governo priorizou as políticas assistenciais de distribuição de renda que são atributos específicos deste posicionamento.
Entendendo como funciona o posicionamento de esquerda
Devemos compreender que o principal objetivo deste posicionamento é tentar resgatar os direitos de todos e trazer a igualdade social. A preocupação com os cidadãos que possuem problemas financeiros, como com as pessoas que passam por injustiças sociais é constante visto que erradicar estas desigualdades faz a diferença no desenvolvimento de qualquer país.
- Sobre o texto, é essencial ressaltar que as políticas de reforma tributária e reforma da previdência não foram tão evidentes no período destacado.
Aprenda mais sobre política em https://brainly.com.br/tarefa/53264195
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás