Sócrates foi considerado um divisor de águas na filosofia grega. Tanto é que, a história da filosofia grega é dividida em pré-socráticos e socráticos. O que pensou e fez Sócrates de tão diferente para obter tamanha importância?
Respostas
O período pré-socrático é diferente do socrático porque neste período não havia total separação entre o pensamento filosófico e pensamento mitológico. Era comum aos filósofos se desdobrar acerca de estudos sobre a natureza e com as origens do mundo
Com Sócrates a filosofia ganha um caráter mais antropológico, como estudos e analises sobre o homem e seu comportamento. Os homens passaram a ter novos questionamentos, mas relacionados ao home e a sociedade em que está inserido.
Sócrates inovou ao pensar no homem em específico, enquanto os pré-socráticos pensavam na origem do Universo.
A filosofia socrática
No pensamento socrático, havia grande adaptação às virtudes humanas e ao modo de vida do indivíduo ao participar dos assuntos sociais e políticos.
Sócrates tinha como objetivo tirar o ser humano da sua ignorância e ajudá-lo a construir bases lógicas filosóficas para tornar seus argumentos mais fortes.
Utilizada da maiêutica (parto das ideias) e da ironia para dialogar e fazer com que o senso comum fosse repensado e novas verdades viessem à tona.
Saiba mais sobre Sócrates em: https://brainly.com.br/tarefa/6500586
#SPJ3