Respostas
Resposta:
Na Conferência de Teerã, de novembro de 1943, União Soviética, Estados Unidos e a Inglaterra definiram a incorporação das nações bálticas e elaboraram uma possível divisão do Estado alemão. Em fevereiro de 1945, a Conferência de Ialta reafirmou o princípio de autodeterminação dos povos e a instalação de regimes democráticos. Alemanha e Áustria perderam sua autonomia política, sendo divididas em diferentes zonas de ocupação.
Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista. Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.
Explicação:
espero ter ajudado
Após a 2ª Guerra Mundial, as relações entre as superpotências eram ditadas pela bipolaridade geopolítica da Guerra Fria.
Contextualizando as superpotências
Boa parte das nações europeias ocidentais eram superpotências, ou estavam em vias de se tornar superpotências antes da 2ª Guerra Mundial.
O conflito mundial destruiu as perspectivas econômicas destes países, que tiveram de aceitar ajuda dos Estados Unidos através do Plano Marshall, e colocando-os em uma perspectiva de subserviência aos interesses geopolíticos e econômicos dos americanos.
Saiba mais sobre a Guerra Fria em https://brainly.com.br/tarefa/28800258
#SPJ2