Gestão compartilhada e participativa compreende a participação de todas as pessoas envolvidas, conversando para alcançarem um objetivo comum. Todos possuem autonomia para planejar, promover e agir, da mesma forma que possuem responsabilidade pelo que vier a acontecer. A gestão compartilhada pode vir a ocorre entre os entes federativos (união, estados e municípios) e dentro das organizações.
Marque a opção correta, em relação a função das comissões intergestores.
Alternativas:
a)
São espaços vinculados a esfera federal, para reorganização dos serviços saúde de modo a assegurar os princípios do SUS
b)
São espaços técnicos em que os gestores realizam a negociação da Política Pública. Não necessariamente todos os gestores precisam concordar com todas as decisões.
c)
São espaços políticos em que os gestores realizam o planejamento, a negociação e a implementação das políticas de saúde pública. Todos os gestores devem concordar com as decisões, que ocorrem por votação.
d)
São espaços que os gestores realizam convênios, com o propósito de efetivar o acesso a saúde do usuários.
e)
São espaços intergovernamentais, administrativos, que os gestores realizam reuniões para verificar onde aplicar os recursos em saúde.
Respostas
Resposta:
Letra
Explicação: São espaços técnicos em que os gestores realizam a negociação da Política pública. Não necessariamente todos os gestores precisam concordar com todas as decisões.
As Comissões Intergestores podem ser Bipartite ou Tripartite se caracterizam como espaços intergovernamentais, técnicos e políticos onde são realizados o planejamento, a negociação e a implementação das políticas de saúde pública. As decisões se dão por consenso, por isso todos devem concordar. Essas características são representadas pela letra C).
O que são Comissão Intergestores ?
O processo de gestão do Sistema Único da Assistência Social, também reconhecido pela sigla (Suas) possui instâncias de pactuação:
- Comissão Intergestores Tripartite (CIT)
- Comissões Intergestores Bipartite (CIB)
A CIT é conhecida como um local de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. Ela é responsável por negociar e pactuar sobre aspectos operacionais da gestão do Suas e, devido a isso mantém contato permanente com a CIB, para garantir a troca de informações em relação o processo de descentralização.
Aprenda mais sobre Saúde Pública aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38228406
#SPJ1