O Balanced Scorecard (BSC) surgiu como uma opção para a gestão organizacional, um instrumento que visa auxiliar no processo de tomada de decisão, frente a direcionadores estratégicos. Uma das principais características dessa ferramenta gerencial é a interação de indicadores financeiros e não financeiros.
Sendo uma abordagem operacional e estratégica, o BSC compreende o curto, o médio e o longo prazo focalizando medidas-chave de desempenho e unindo os níveis: estratégico, tático e operacional, importante requisito para o processo de tomada de decisão.
LOPES,P.L. et al. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/28822367.pdf. Acesso em 16 maio 2022
Fonte: Adaptado de Kaplan e Norton, 1996.
Considerando o BSC e os processos gerenciais para a sua implementação, é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
Uma das falhas na implementação do BSC é relacionar um pensamento estratégico à visão de futuro. Como o BSC é um processo de mudança, ele nem sempre necessita do envolvimento da alta administração, mas, sim, do envolvimento das equipes através de um ambiente favorável à mudança.
b.
Os processos gerenciais representam uma sequência unilateral de ações. Para a estabilidade do sistema, não é preciso que esses processos sejam repetidos. O BSC foi construído para funcionar de forma rápida, o importante é que resulte em um sistema gerencialmente harmonioso.
c.
O BSC traduz a missão e as estratégias da empresa em objetivos e medidas estratégicas, sendo considerado um sistema que permite que os recursos organizacionais estejam alinhados. Para isso, ele se utiliza das quatro perspectivas que permitem enxergar de forma balanceada todas as métricas de negócios de uma empresa.
d.
O BSC pode ser visto como uma grande tela de monitoramento e controle para as empresas pois, permite através de suas perspectivas, ter um panorama completo da organização. O grande gap do BSC é não levar em conta indicadores financeiros, o que dificulta a localização de informações estratégicas que permitam sanar problemas.
e.
O BSC está representado nas suas perspectivas: processos internos, financeira, clientes e aprendizado e crescimento. Essas perspectivas tornam os objetivos balanceados conduzindo aos desempenhos desejados. As perspectivas não precisam de unidade de finalidade e nem conduzir a uma estratégia integrada.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: C - O BSC traduz a missão e as estratégias da empresa em objetivos e medidas estratégicas, sendo considerado um sistema que permite que os recursos organizacionais estejam alinhados. Para isso, ele se utiliza das quatro perspectivas que permitem enxergar de forma balanceada todas as métricas de negócios de uma empresa.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás