O geoprocessamento, a territorialização e o cadastramento como ferramentas de unificação do trabalho do ACS e ACE no território e potencialização das práticas de cuidado no território.
Olá, pessoal
Vamos dialogar sobre a atuação do ACS e do ACE em um território comum e sobre o uso das ferramentas do geoprocessamento em saúde na prática de trabalho do ACS e do ACE.
Para iniciarmos a discussão, vamos refletir:
● Na sua USF, ou município, existe a integração do trabalho do ACS e do ACE? Como ela ocorre?
● O que tem de bom e o que tem de ruim nesse trabalho conjunto?
● Se não existe a integração, qual a sua sugestão para que ela aconteça?
● Sua equipe utiliza alguma ferramenta de geoprocessamento na prática de trabalho de territorialização e cadastramento? Qual?
● Que uso é feito dessa ferramenta?
● Caso sua equipe não utilize nenhuma ferramenta de geoprocessamento, de que maneira vocês identificam onde estão as pessoas e as situações importantes para a saúde da comunidade?
Após a leitura do e-book e das perguntas norteadoras, vamos fazer uma reflexão crítica da realidade de trabalho do ACS e do ACE em um território único, utilizando o mapeamento em microáreas e a análise espacial dos agravos.
A proposta da atividade é interagir no fórum, por meio de uma postagem, em que você apresente uma análise crítica e fundamentada sobre a sua realidade de trabalho na ESF.
Podem ficar à vontade para participar e interagir com os colegas no fórum. Comentem/complementem/reforcem/contrariem as respostas dos colegas, de modo que tenhamos uma boa interação e possamos enriquecer, ainda mais, o aprofundamento no tema.
Tarefa a realizar:
Faça uma postagem sobre a sua realidade de trabalho no processo de unificação dos territórios ACS e ACE, utilizando as ferramentas de geoprocessamento em saúde (mapeamento)
Respostas
Resposta:
Explicação:
Faça uma postagem sobre a sua realidade de trabalho no processo de unificação dos territórios ACS e ACE, utilizando as ferramentas de geoprocessamento em saúde (mapeamento) (vale 10 pontos).
Faça uma postagem sobre a sua realidade de trabalho no processo de unificação dos territórios ACS e ACE, utilizando as ferramentas de geoprocessamento em saúde (mapeamento) (vale 10 pontos).
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate as endemias trabalham em conjunto na promoção da saúde na família e na prevenção, potencializando os cuidados contra doenças.
O geoprocessamento é uma ferramenta que contribui no mapeamento de doenças em um determinado território, contribuindo assim, com o trabalho dos ACS e ACE no planejamento desenvolvimento das ações nesses territórios identificados pelo geoprocessamento.
Importância dos agentes comunitários de saúde
Os agentes comunitários de saúde são profissionais fundamentais que ligam a família ao sistema único de saúde. É através desses profissionais que as necessidades de determinados territórios são levados a unidade básica de saúde.
Saiba mais sobre agente comunitário de saúde em:
https://brainly.com.br/tarefa/52204703
#SPJ2