bioma e "um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escola regional,com condições geoctimaticas semilares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade própria (fonte:ibge2005).explique resumidamente as principais características dos biomas terrestres brasileiros citados abaixo. mata atlântica cerrado caatinga Pantanal pampa.
Respostas
1) Mata Atlântica Ela possui cerca de 1.110.182 km2, ocupando aproximadamente 13% do território brasileiro esse bioma estende-se por quase todo o litoral do Brasil a Mata Atlântica é constituída por floresta tropical, repleta de fitofisionomias como mangues, restingas e florestas ombrófilas (vegetação de folhas largas e perenes) as árvores apresentam médio e grande porte as copas das árvores formam uma floresta densa e contínua, podendo alcançar até 60 metros de altitude.
O clima predominante na Mata Atlântica é o tropical úmido com essa umidade do ar é alta, havendo poucos períodos de estiagem esse bioma também abrange regiões de clima subtropical e tropical de altitude.
A fauna da Mata Atlântica é representada por espécies como tucanos, onças-pintadas, bichos-preguiça, micos, entre outros apresenta cerca de 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos (39% são endêmicas) e 350 espécies de peixes.
Abrange a área de oito bacias hidrográficas, alimentadas por rios como o São Francisco, Paraíba do Sul e Rio Paraná e os solos da Mata Atlântica são ácidos, rasos e pouco profundos em sua maioria.
2) Cerrado é conhecido como a savana brasileira, sendo o segundo maior bioma do país e também o segundo maior bioma da América do Sul. Constitui uma área de aproximadamente 2.036.448 km2, representando cerca de 23,9% do território brasileiro.
Já sua vegetação apresenta formações savânicas, florestais e campestres as espécies variam entre vegetações arbóreas, arbustivas e cipós, que se distribuem entre os estratos: lenhoso e herbáceo normalmente as árvores apresentam troncos tortuosos, podendo alcançar até 20 metros cerca de duzentas espécies nativas do Cerrado apresentam potencial medicinal, como o pacari e o rufão.
O clima predominante nesse bioma é o tropical sazonal apresenta duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos a temperatura média ao longo do ano é de 25 ºC, variando em alguns períodos.
A fauna do Cerrado é representada pelo lobo-guará, tucano, tamanduá-bandeira, onça-parda, veado-campeiro, entre outros há no Cerrado cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios.
O Cerrado é considerado berço das nascentes do principais rios do Brasil que compreende nove das doze bacias hidrográficas brasileiras, segundo o IBGE Os solos do Cerrado são bastante porosos e permeáveis, tornando-os propícios para o processo de lixiviação (erosão ocorrida devido à lavagem da camada superficial).
3) Caatinga representa cerca de 9,9% do território brasileiro, com uma área de aproximadamente 844.453 km2. É também conhecido como savana estépica do semiárido A Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, encontra-se bastante degradada, principalmente devido ao uso incorreto e irracional de seus solos.
A vegetação da Caatinga é adaptada ao clima seco, característica conhecida como xeromorfismo. As plantas apresentam mecanismos de armazenamento de água, a fim de que sobrevivam aos longos períodos de seca as árvores apresentam troncos tortuosos e normalmente são baixas, representadas por arbustos e cactos.
O clima predominante é o semiárido, responsável por inúmeras características particulares desse bioma.
A fauna e a flora do Cerrado apresentam diversas espécies endêmicas (que existem apenas nessa região) como o jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, tatu-peba, macaco-prego, cotia, entre outros.
A hidrografia caracteriza-se por apresentar rios intermitentes (rios que desaparecem durante o período da seca) os solos da Caatinga variam de rasos a profundos são ricos em minerais, contudo pobres em matéria orgânica os solos mais comuns nesse bioma são os rasos e pedregosos, com coloração que varia entre tons vermelhos a cinza.
4) Pantanal possui uma área de aproximadamente 150.355 km2, ocupando cerca de 1,8% do território brasileiro. É considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, devido ao seu terreno plano, e é o menor bioma do país em extensão territorial.
Na região a diversos tipos de vegetação são encontrados cerradões, matas, savanas e brejos
O clima que predomina no Pantanal é o tropical, com características de continentalidade, quente e úmido há períodos de seca e de chuva.
A fauna do Pantanal é representada por espécies como o cervo-do-pantanal, jacaré-do-pantanal e o tuiuiú são encontradas cerca de 132 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves, 113 espécies de répteis, 41 espécies de anfíbios e 263 espécies de peixes.
A bacia hidrográfica que abrange a região é a bacia do Rio Paraguai.
O solo é constituído por deposição de fragmentos rochosos vindos de áreas de maior altitude nos períodos das cheias, parte da planície pantaneira alaga-se, e o solo não é capaz de absorver toda a água.
5) Pampa é uma região de planícies compostas, principalmente, por campos nativos. Abrange uma área de 176.496 km2, ocupando cerca de 2,1% do território brasileiro. É também conhecido como Campos Sulinos e é encontrado apenas no estado do Rio Grande do Sul.
A vegetação do Pampa é constituída por gramíneas, em sua maioria. Apresenta vegetação campestre uniforme apresenta dois tipos de fitofisionomias: campos limpos (arbustos) e campos sujos (sem presença de arbustos.
O clima predominante é o temperado, com características de subtropical frio a média anual de temperatura é de 19ºC.
A fauna é representada por espécies como veado-campeiro, preá, ema, perdiz, e com cerca de 100 espécies de mamíferos e, aproximadamente, 500 espécies de aves a flora é representada por espécies como a babosa-do-campo, trevo-nativo e grama-tapete.
abrange uma área de duas bacias hidrográficas: Bacia Costeira do Sul e Bacia do Rio da Prata apresenta elevado potencial hidrelétrico e possui rios bastante navegáveis.
Os solos são de baixa fertilidade, arenosos e propícios a processos de lixiviação devido às práticas agropecuárias intensas na região, boa parte desse bioma sofre com a devastação.