Leia atentamente o texto abaixo:
"O campo da antropologia da educação foi bastante ativo entre os anos de 1920 e 1930 e assim persistiu durante todo o século XX, mudando sua roupagem (e muito pouco seu conteúdo) de acordo com as conjunturas sociais e políticas de cada momento. Significativa nessa antropologia foi a tentativa de “normalizar” os sistemas educativos, em busca de uma “funcionalidade” entre a escola e a sociedade, segundo um modelo “desejável” de escola. Tal perspectiva admitia, porém, a educação além da escola, pois dizia respeito à formação da personalidade e à socialização dos indivíduos, necessárias à integração e à acomodação à sociedade e a seus valores. O centro de sua razão de ser estava, portanto, na relação indivíduo-sociedade, típica do conhecimento daquela época
que, anos mais tarde, em meados dos anos de 1950/1960, seria questionado como forma de conhecimento no campo científico. A intersecção e a crítica das relações indivíduo-sociedade e, posteriormente, a compreensão dos indivíduos como sujeitos sociais, iriam desencadear um debate entre as formas universais de compreensão da humanidade e as particularidades dos sujeitos, grupos e culturas"
GUSMÃO, Neusa Maria. "Antropologia, estudos culturais e educação". In: Pró-posições, campinas, v. 19, n. 3, p. 47-82, set-dez. 2008.
De acordo com o texto, podemos inferir que:
I. Por dez anos, entre 1920 e 1930, a antropologia da educação não se preocupou com as conjunturas sociais do momento;
II. Os estudos antropológicos desenvolvidos entre 1920 e 1930 buscavam pensar a funcionalidade da escola, por meio de uma comparação com o ideal de escola propagado pela sociedade.
III. As pesquisas desenvolvidas entre 1920 e 1930 preocupavam-se com a relação entre indivíduo e sociedade.
Está correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
||| apenas
Explicação:
De acordo com o texto: "Significativa nessa antropologia foi a tentativa de “normalizar” os sistemas educativos, em busca de uma “funcionalidade” entre a escola e a sociedade, segundo um modelo “desejável” de escola."
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás