Ajudem, por favor, preciso disso para ontem.
Pesquise sobre aplicações de as Leis de Newton:
•Plano inclinado
•Força Peso
•Força Elástica
•Elevadores em movimento vertical
•Força de atrito ( estatica e dinâmica )
Obs: coloque como se aplicam no final.
Respostas
Resposta:
PLANO INCLINADO
Plano inclinado é uma máquina simples que consiste em uma superfície inclinada em um certo ângulo em relação à direção horizontal. O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma FORÇA PESO
Essa força segue a direção da reta que une o centro de gravidade do corpo ao centro do planeta. Em regiões próximas da superfície da Terra, a força peso pode ser representada na direção vertical e com sentido para baixo.
FORÇA ELÁSTICA a força elástica (Fel) é a força exercida sobre um corpo que possui elasticidade, por exemplo, uma mola, borracha ou elástico. Essa força determina, portanto, a deformação desse corpo quando ele se estica ou se comprime. Isso dependerá da direção da força aplicada. Como exemplo, pensemos numa mola presa num suporte.
ELEVADORES EM MOVIMENTO VERTICAL Nossa força peso (P = m.g), sempre apontando para baixo,atua sobre uma superfície de contato de modo que esta aplica sobre nós uma força normal (FN) sempre perpendicular, geralmente aplicada em nossos pés, e, neste caso, apontando para cima. Normal e peso, por atuarem sobre o mesmo corpo, não são um par de ação e reação.
Quando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. Lembrando que de acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. E de acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo.
FORÇA DE ATRITO
Ela pode ser classificada de duas formas: Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo; Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.
COMO SE APLICAM:Plano inclinado é uma superfície que possui um ângulo em relação à horizontal. Para trabalhar com as forças que atuam nos corpos em planos inclinados, é necessário usar notação vetorial. A força normal é perpendicular ao plano inclinado (forma um ângulo de 90°). A força peso é perpendicular ao solo.
M e m – massas dos corpos (kg)
d – distância entre os corpos (m)
Leia também: Por que a Lua não cai na Terra?
Trabalho da força peso
O trabalho da força peso é o cálculo da quantidade de energia que um corpo “perde” ou “ganha” ao ser movido entre dois pontos de um campo gravitacional. É importante ressaltar que só ocorre realização de trabalho quando o deslocamento do corpo estiver na mesma direção da força peso, isto é, na direção vertical, tanto no sentido positivo, quando o corpo adquire energia potencial gravitacional, quanto no sentido negativo, quando o corpo perde energia potencial gravitacional.
O trabalho da força peso pode ser calculado por meio da seguinte expressão:
τ – trabalho (J)
P – força peso (N)
Δh – variação da altura (m)
A partir da fórmula representada acima, é possível calcular qual é a energia necessária para elevarmos um corpo de certa massa até uma altura desejada. Suponha que queiramos calcular quanta energia é necessária para um elevador carregado, cuja massa total é igual a 800 kg, subir a uma altura de 30 m, em uma região em que a aceleração da gravidade equivale a 9,8 m/s².
Por meio do cálculo, estimamos qual é a quantidade de energia necessária para subirmos um elevador de 900 kg a uma altura de 30 m. Essa quantidade de energia é também conhecida como energia potencial gravitacional.
A força elástica é a reação de um corpo a outra força aplicada sobre ele para deformá-lo, ou seja, quando um corpo flexível (mola, elástico, placa metálica, corda etc.) recebe a ação de uma força que o estica ou comprime. Essa força é pequena o suficiente para que o corpo retorne à forma original.
O peso aparente de um corpo que está dentro de um elevador em movimento acelerado será maior que o peso real somente se o elevador estiver subindo. Nesse caso, a força resultante do sistema será a diferença entre a força normal e a força peso.
Quando andamos, empurramos o chão para trás com os pés, e o chão, por sua vez, exerce uma força de atrito sobre a pessoa, empurrando-a para frente. Se não houvesse o atrito, ao tentar andar, ficaríamos deslizando no chão sem sair do lugar.
EXPLICAÇÃO; ESPERO TER AJUDADO!