Os modelos matemáticos apresentam muitas vantagens em relação a uma descrição verbal do problema. Qual das afirmações a seguir, não condiz a formulação de um modelo matemático?
a.
O modelo dedutivo forma uma ponte para o emprego de técnicas matemáticas e computadores potentes para analisar o problema.
b.
Há dificuldades a serem evitadas ao se usar modelos matemáticos, que são necessariamente, uma idealização abstrata do problema, se requerem aproximações e suposições simplificadas, caso se deseje que o modelo seja capaz de ser resolvido.
c.
Descrever um problema de maneira muito concisa, tende a tornar mais compreensível a estrutura geral do problema e ajuda a revelar relações de causa-efeito.
d.
Facilita o tratamento do problema como um todo, considerando todos os seus inter-relacionamentos de maneira simultânea.
e.
O próprio critério para julgar a validade de um modelo é se esse for capaz de prever ou não os efeitos relativos à escolha de caminhos alternativos com precisão suficiente para permitir uma decisão sensata.
Respostas
Resposta: Letra A
Explicação:
A resposta errada é a que diz, que o modelo dedutivo forma uma ponte para o emprego de técnicas matemáticas e computadores potentes para analisar o problema, pois este é o papel do modelo matemático.
Resposta:
O modelo dedutivo forma uma ponte para o emprego de técnicas matemáticas e computadores potentes para analisar o problema.
Explicação:
A resposta errada é a que diz, que o modelo dedutivo forma uma ponte para o emprego de técnicas matemáticas e computadores potentes para analisar o problema, pois este é o papel do modelo matemático. Nas demais, detalhar o máximo um problema, tende a tornar mais compreensível a estrutura geral do problema e rever relações de causa-efeito. De fato, ajuda muito tratar o problema como um todo, vendo as inter-relações. A idealização abstrata do problema, se requerem aproximações e suposições simplificadas, pois mais facilmente se testa a solução. E o próprio critério para julgar a validade de um modelo é somente valido se faz prever ou não os efeitos relativos à escolha alternativas.