Como acontece com humanos, altos níveis de consumo de mercúrio podem impactar negativamente outras espécies. Efeitos colaterais da ingestão de mercúrio incluem desequilíbrios químicos, problemas mentais e dificuldades de reprodução. O nível de mercúrio encontrado em ursos polares, focas, peixes e baleias é preocupante, uma vez que ele pode representar riscos de diminuições de populações animais, e se espalhar para os humanos que consomem a carne de algumas das espécies.
No Ártico, dentre as espécies mencionadas no texto, a menor concentração de mercúrio será encontrada na população de
a) focas.
b) peixes.
c) baleias.
d) humanos.
e) ursos polares.
Respostas
No Ártico, dentre as espécies mencionadas no texto, a menor concentração de mercúrio será encontrada na população de peixes.
Bioacumulação
A bioacumulação é caracterizada pela absorção e retenção de substâncias químicas por um ser vivo, que tende a aumentar quanto maior o nível trófico da cadeia alimentar.
Isso indica que os organismos no topo da cadeia alimentar têm um maior acúmulo de matéria, pois também acumulam matéria que estava presente nos organismos consumidos.
O mercúrio é considerado um poluente orgânico persistente (POP), isto é, uma substância tóxica para os organismos vivos porque se acumula na cadeia alimentar e não se dissipa com o tempo. É, ainda, uma substância teratogênica.
Entenda mais sobre cadeias alimentares aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2388031
#SPJ1
Considerando os efeitos da biomagnificação trófica e o exemplo dado na questão, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra b.
Biomagnificação trófica
O acúmulo de metais pesados e outros compostos químicos em tecidos animais e/ou vegetais é chamado biomagnificação trófica ou bioacumulação. Esses produtos, provenientes da poluição causada pelo ser humano, é ingerido ou absorvido diretamente do ambiente pelas presas, como peixes por exemplo; ou ingerido indiretamente por predadores que se alimentam de peixes e outros seres que são a base da teia alimentar.
Na teia alimentar, os predadores geralmente necessitam de mais energia para suas atividades, acabando por se alimentar em maior quantidade das presas. Essas presas, que podem estar contaminadas com metais pesados e compostos químicos, acabam bioacumulando ou biomagnificando os contaminantes ao longo da teia alimentar.
Para saber mais sobre bioacumulação, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/53623101
#SPJ1