Leia os excertos documentais abaixo:
“[...] estes povos andam quase sempre sem qualquer espécie de roupa a cobri-los, exceto uma pele de cabra cortada em forma de calções que usam para esconder as partes secretas. Mas os senhores e as autoridades usam camisas de algodão; este país produz quantidade desta matéria, que as mulheres fiam [...]” ( CADAMOSTO, op. cit., 1455-57).
“ [...] andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto [...]” (CAMINHA, op. cit., 1500).
Tais excertos foram retirados de registros realizados por navegadores europeus no contexto das Grandes Navegações Portuguesas. Tendo por referência este momento histórico, assinale a alternativa correta Alternativas: alternativa 1 : no primeiro registro observamos o relato de navegadores portugueses ao se depararem com os nativos da América espanhola. Alternativa 2: nos dois excertos documentais visualizamos as impressões dos lusitanos mediante a presença dos naturais da terra que ocupavam os trópicos. Alternativa 3:
devido a estranheza despertada nestes encontros com povos desconhecidos, era comum que a estratégia utilizada pelos portugueses fosse as trocas de objetos e os conflitos armados. Alternativa 4: no primeiro excerto concluímos que os homens descritos pelos navegadores eram povos que habitavam o continente africano, enquanto no segundo trecho documental percebemos registros diante dos povos indígenas brasileiros. Alternativa 5:
o primeiro relato condiz com os povos que habitavam as Ilhas do Atlântico, já o segundo registro é sobre os impactos que a nudez indígena provocava diante dos europeus.
marcieldinizozkksq:
Acredito que a resposta seja. a alternativa 2. Não são povos africanos aqui mais naturais da terra: os ameríndios.
Respostas
respondido por:
11
Resposta: resposta correta a 4
Explicação:
respondido por:
0
Resposta: Alternativa 4
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás