Dados os longos anos em que perdurou a chamada Idade das Trevas, outro nome para a Idade Média, a preocupação que se mostra urgente a partir do declínio medieval no Renascimento é a superação do paternalismo que se dá em relação à imagem de Deus. Nesse contexto, filósofos como Descartes deslocam a centralidade de Deus para outra, que viria a caracterizar esse período. Assinale a alternativa correta a respeito do fundamento filosófico da modernidade.
Respostas
Resposta:
não entendi oque vc quis dizer
Resposta:
O homem.
Explicação:
O homem passa a ser a explicação de tudo no universo, uma vez que, para os filósofos modernos, todas as coisas são ações ou reações humanas. Assim, a partir de Descartes, é possível dizer que o sujeito se torna aquele capaz de atingir a iluminação intelectual e chegar a fazer uso de sua razão sem necessitar de mentores. Este é um dos maiores deslocamentos modernos: a substituição de Deus pelo sujeito como objeto central do pensamento reflexivo, o que, por sua vez, se altera novamente na passagem da filosofia moderna para a filosofia contemporânea.
O céu e o inferno são elementos das explicações da filosofia medieval. A consciência humana é uma preocupação da filosofia contemporânea. Os fenômenos naturais são preocupações da filosofia antiga. A filosofia era, antes de mais nada, a ferramenta por meio da qual o homem passava a racionalizar sobre as coisas do mundo que o cercava.