As transformações sociais e culturais com o advento do cristianismo também trouxeram impactos para a arte. As pinturas bizantinas, por exemplo, são conhecidas como “ícones”, uma forma de expressão artística que em grego significa “imagem”.
Elaborado pelo professor.
A respeito das pinturas bizantinas conhecidas como “ícones”, avalie as asserções abaixo:
I. Os ícones eram representações de figuras sagradas, como a Virgem Maria, Jesus Cristo, santos, apóstolos, entre outros.
II. Costumava-se utilizar nessas pinturas as técnicas de têmpera e encáustica.
III. Profundidade, perspectiva seguindo um ponto de fuga e representações fidedignas a realidade são marcas desse tipo de pintura.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Sobre a pintura bizantina, conhecida como "ícones", tratavam-se de representações de figuras religiosas e utilizava-se têmpera e encáustica como técnicas. Já as técnicas de profundidade, perspectiva com ponto de fuga são características de obras renascentistas. (Alternativa D)
Os ícones bizantinos
Recebeu o nome de ícone as pinturas realizadas em painéis no contexto do Império Bizantino. As obras eram sempre para representar as personalidades e simbologias da religião católica, e por esse motivo, havia um processo de purificação do artista para que a arte fosse guiada pelo divino.
Entre as técnicas utilizadas nas pinturas bizantinas, as principais diferenças são:
- Têmpera: tratava-se da preparação da tinta que era compostas de uma composição orgânica, tal como, a gema do ovo, e os corantes de pigmento.
- Encáustica: é o trabalho de pigmentação da cera derretida na aplicação.
Complemento da questão:
Alternativas:
a) Apenas I
b) I, II e III
c) Apenas II e III
d) Apenas I e II
e) Apenas I e III
Aprenda mais sobre arte bizantina em: https://brainly.com.br/tarefa/11435137
#SPJ1