Qual o motivo de existirem favelas? como o governo poderia ajudar essas pessoas a sair dessas zonas?
Respostas
Resposta:
falta de conhecimento e querer mudar
Explicação:
o governo ajuda uma minoria (muito pequena) parte a sair da pobreza e o restante ele faz depender dele
Resposta:
Fruto da desigualdade aliada com a má-gestão
Existem inúmeros motivos para o surgimento de aglomerados urbanos irregulares, chamadas favelas, mas também denominadas comunidades. Os dois principais motivos são a pobreza e desigualdade econômica em conjunto com acúmulo de erros de gestão do espaço urbano.
O governo tem duas estratégias básicas possíveis: a regularização e construção de infraestrutura adequada nos locais onde existem essas comunidades, ou a criação de programas de habitação que permitam com que estas pessoas desocupem estes aglomerados, principalmente no caso em que há risco. Em ambos os casos é necessária uma política de curto, médio e longo prazo de planejamento urbano.
Explicação:
Crescimento Urbano
Cada cidade possui uma dinâmica de crescimento urbano. Algumas delas nascem já planejadas, com seus loteamentos e territórios devidamente destinados segundo uma função previamente estabelecida. Em cidades com estas características a favelização tende a não ocorrer ou ocorrer menos.
Estrutura deficitária
Contudo, a maior parte das cidades não tem um desenvolvimento controlado, muitas vezes se expandindo de acordo com dinâmicas econômicas e sociais que variam de época em época. Em contextos de expansão econômica de uma certa cidade sem planejamento adequado é comum que uma grande quantidade de pessoas busquem oportunidade naquela região, muitas vezes sem que exista a quantidade de empregos e a estrutura necessária.
Assim, vai ocorrendo, pela escassez de imóveis disponíveis nos padrões de consumo destas famílias, em conjunto com sua pobreza, a ocupação de solos urbanos não utilizados. Esta ocupação pode ser criminosa, recebendo o nome de uma invasão.
Ausência do Estado
Com a ausência de tratativas do poder público que visem realocar essas pessoas ou regularizar o espaço ocupado por meio da aplicação da função social da propriedade, é comum ocorrer a consolidação destas ocupações como verdadeiros bairros na cidade, com demandas por serviços e infra-estrutura.
Se o Estado permanece silente e não atua com políticas públicas, tem ocorrido o domínio destes territórios por grupos criminosos, como o tráfico de drogas ou a milícia.
A grande chave para reduzir estes processos é o planejamento urbano e a ação rápida, humana e eficaz na realocação e acolhimento destas famílias.
Mais sobre função social da propriedade em : https://brainly.com.br/tarefa/8664805#