• Matéria: Biologia
  • Autor: izakebezerra
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho a seguir, que foi retirado do livro

A origem das espécies, de Charles Darwin. [...] Alguns naturalistas sustentam que todas as variações estão ligadas ao ato da reprodução sexual; é certamente um erro. Citei, com efeito, noutra obra, uma extensa lista de plantas que os jardineiros chamam plantas loucas, isto é, plantas nas quais se vê surgir de repente um rebento [broto] apresentando qualquer caráter novo, e, por vezes, diferente por completo dos outros rebentos [brotos] da mesma planta. [...]

Como se pode explicar o surgimento repentino de características distintas nos brotos de "plantas loucas", originados de forma não sexuada?​

Respostas

respondido por: sabercompartilhado1
3

O surgimento repentino de características distintas nos brotos de uma planta originados de forma não sexuada pode ser explicado pelo processo da mutação.

A Mutação nas Plantas

A mutação  consiste em uma alteração no DNA que pode ocorrer de forma natural, espontânea, ou ser induzida por agentes mutagênicos que podem ser  químicos ou físicos. A indução de mutações na agricultura e paisagismos é bastante comum.

São exemplos de mutações naturais em plantas: manchas coloridas em uma flor que normalmente é branca, uma planta com flores únicas que de repente desenvolve  um caule que contém uma flor dupla; alteração na aparência de frutos, mudança na cor das flores, etc.

A maioria das mutações naturais são resultado de um erro que ocorreu  durante o processo de divisão celular. Em alguns casos , as mutações podem ser desencadeadas por clima frio, flutuações de temperatura ou danos causados por insetos.

Assim podemos concluir que as mutações são alterações no DNA, sendo que nas plantas podem ocorrer de forma natural ou induzida.

Aprenda um pouco mais sobre as mutações aqui: brainly.com.br/tarefa/418737

#SPJ1

Perguntas similares