Respostas
respondido por:
0
No âmbito da pesquisa em ciências naturais e da saúde, incluindo a psicologia, uma metodologia para descartar que resultados tenham sido aleatórios é adotar o procedimento do grupo de controle.
- Sempre que se testa uma variável (por exemplo, um novo medicamento), um procedimento metodológico muito efetivo consiste em deixar metade de uma amostra sem a variável e a outra com ela.
- Se os resultados forem idênticos para o grupo que recebeu a variável e para o grupo de controle, então as mudanças foram puramente aleatórias.
- Se o grupo controle apresentar desempenho diferente daquele no qual a variável tenha sido manipulada, então há um resultado observável e não aleatório.
- Exemplo são os testes de vacinas, nos quais metade dos pacientes recebia placebo (remédio sem efeito) e os restantes o imunizante.
A comprovação nos métodos estatísticos
Além dos grupos de controle, também existem alguns critérios estatísticos para validação de resultados.
- Levantamentos costumam ser divididos, também, em dois grupos para verificação de dados.
- Geralmente, haverá uma margem de variância entre os grupos, mas se a amostra estiver no devido tamanho o desvio não será grande.
- Há regras estatísticas para estabelecer tamanho da mostra proporcional e para minimizar a possibilidade de dados aleatórios.
Continue aprendendo sobre pesquisa com grupo de controle aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/305550
https://brainly.com.br/tarefa/4465581
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás