• Matéria: Filosofia
  • Autor: ytamaragabriele0
  • Perguntado 3 anos atrás

Aristóteles escreveu, numa de suas obras: "O ser que não é social ou é Deus ou é um bruto". Esta afirmação traz subjacentes dois pressupostos: a) Para que haja verdadeira sociabilidade é necessária a existência de dois ou mais seres da mesma espécie. b) Para que haja verdadeira sociabilidade é necessária a presença de uma consciência racional. Neste contexto, podemos afirmar: 1) Deus não pode sociabilizar-se porque, sendo um ser único, não tem outro da mesma espécie com quem fazê-lo. 2) Os seres brutos não podem sociabilizar-se porque não possuem a exigência da consciência racional. 3) Os homens são os únicos seres que podem sociabilizar-se porque possuem ambas as exigências: outros seres da mesma espécie e consciência racional. Está(ão) correta(s): a) 3 apenas b) 1e3apenas c) 1 e 2 apenas d) 1, 2 e 3 e) 2 apenas​

Respostas

respondido por: LuNaSuMeGo
8

Resposta:

D) 1, 2 e 3

Explicação:

respondido por: BrenoSousaOliveira
1

Para Aristóteles o homem possuía duas características essenciais para a comunicação: A razão e a consciência. De modo que sem essas duas características não seria possível a comunicação, por isso a alternativa correta é a letra D: 1, 2 e 3.

Aristóteles e sua filosofia

1- Correto, para Aristóteles deus é o ser perfeito que é a causa de tudo o que existe. Ele não é um deus pessoal, mas uma força impessoal que é responsável pela existência e ordem do universo.

2- Correto, a racionalidade é uma das qualidades da razão que permitem os seres a pensarem e a se comunicarem. De modo que se a racionalidade não existe em um ser, ele não pode se comunicar com os outros da mesma espécie. Por isso os seres brutos não se comunicam.

3- Correto, como o homem possui a consciência e a racionalidade que o capacitam a se comunicar, ele se torna o único ser capaz de se comunicar racionalmente.

Para saber mais sobre Aristóteles, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1470493

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares