Logo após o mercantilismo, a escola seguinte a apresentar questões sobre a economia foi a fisiocrata. Além do economista François Quesnay (1964 - 1774), despontaram também nessa escola: Anne Robert Jacques Turgot (1727- 1781), autor sobre a formação e distribuição das riquezas. Os fisiocratas acreditavam que uma conduta mais liberal do Estado permitiria níveis de crescimento maiores.
Elaborada pela autora, 2022.
A respeito da escola fisiocrata, analise as afirmativas abaixo:
I. A economia tinha uma fonte de geração de riqueza: a agricultura.
II. Acreditavam que a poupança que não fosse investida poderia vir a ajudar o fluxo natural da atividade econômica.
III. A aplicação de capital em novas tecnologias de produtos industriais poderia vir a contribuir com o crescimento econômico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
De acordo com o pensamento difundido pela escola fisiocrata, a agricultura era a única fonte natural de riqueza. (Alternativa 1)
O pensamento fisiocrata
Considerada a primeira escola científica do pensamento econômico, a escola fisiocrata, de base iluminista, surgiu como uma forma de reação ao mercantilismo. Entretanto, segundo o pensamento fisiocrata, estava na agricultura toda geração de riqueza, sendo a indústria e o comércio atividades secundárias, a partir do produto da terra.
Ainda na perspectiva dos fisiocratas, a poupança era desfavorável, uma vez que não fosse aplicada, desregularia o fluxo da economia. Em sua teoria a aplicação de impostos apenas aos proprietários de terras, já que a agricultura era a geradora de riqueza. Essa ideia contribuiu para o fracasso dos fisiocratas devido aos protestos dos proprietários.
Aprenda mais sobre a escola fisiocrata em: https://brainly.com.br/tarefa/8647510
#SPJ1
Resposta:
ALTERNATIVA 3
I E III APENAS
Explicação:
Segundo os fisiocratas, a economia tinha apenas uma fonte de geração de riqueza: a agricultura, dado que a
manufatura e o comércio somente promoviam o transporte da riqueza gerada
pela agricultura. Como entendiam a economia como um fluxo circulatório, os
fisiocratas acreditavam que a poupança que não fosse investida poderia atrapalhar o fluxo natural da atividade econômica e, com isso, atrasar o crescimento.
Por outro lado, a aplicação de capital em novas tecnologias de produção agrícola poderia contribuir com o crescimento econômico
PAG 60