No entender do jornalista Eduardo Geraque, “o jornalismo deve ser crítico, apartidário, plural e, claro, bem feito. De uma forma que prenda o público ou, pelo menos, que o faça pensar”. Isto é, para um veículo de comunicação conseguir se manter economicamente em uma sociedade dominada pela lógica da indústria do entretenimento, ele precisa, no entender de Geraque, se prender cada vez mais às razões que o fizeram outrora adquirir o papel de ator social, cujos diálogos estabelecidos, falados ou escritos, possibilitavam a interação entre os indivíduos e suas organizações públicas. Para Geraque, os principais jornais do país – Folha, O Globo e Estado – ainda tentam, com certo sucesso, criar debates públicos. Muitas rádios, como a CBN e a Bandeirantes, no caso de São Paulo, também fazem um trabalho de interesse coletivo”. A questão para ele não é ser ou não popular. A questão é deixar o espetáculo e o sensacionalismo de lado e fazer um jornalismo interessante, com uma visão realmente sistêmica do mundo em que vivemos.
Com base no texto acima, analise as asserções abaixo:
I - Um dos objetivos do jornalismo é despertar o espírito crítico do público, chamando-o para pensar sobre assuntos que afetem a sociedade.
II - Para o jornalista Eduardo Geraque, todos os veículos jornalísticos priorizam o sensacionalismo em detrimento ao interesse coletivo, e isso fez com que o jornalismo perdesse seu papel de ator social na interação entre os indivíduos e as organizações públicas.
III - O jornalismo pode ser popular, sem usar o sensacionalismo, e sem perder seu objetivo de informar e gerar debates públicos.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a.
II e III apenas.
b.
I e III apenas.
c.
I apenas.
d.
I, II e III
e.
II apenas.
luansaulo9767:
I e III estão corretas
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️♀️
Explicação:
xcgvffffgggtfchfdfcvbbxdbcfcv
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás