Respostas
A moda é importante. Para a economia, para a sociedade e para cada um de nós pessoalmente. Antes de qualquer outra coisa, o que vestimos diz quem somos ou quem queremos ser.
Mas a moda é muitas vezes vista como um setor frívolo, vão e efêmero. Muitas pessoas não conseguem perceber como esse setor é importante e abrangente.
Desde antes da existência das civilizações modernas, durante a chamada Idade da Pedra, a necessidade de se cobrir para combater o frio se tornou um aspecto cultural que já determinava as diferenças entre ordens, que mais tarde se transformariam em classes sociais. O homem pré-histórico usava as peles de animais e adornos também como forma de se exibir e mostrar seu poder e status. Se observarmos museus de moda pelo mundo inteiro, perceberemos claramente que eles funcionam como uma espécie de documentação social, porque a moda expressa as mudanças dos valores da sociedade através do tempo.
Exatamente por criar linguagens, transformar comportamentos e alterar a forma de expressão da humanidade, a moda ganhou espaço no meio acadêmico e passou a ser considerada uma ciência humana. Hoje em dia, diversas pesquisas no mundo todo se aprofundam em assuntos como mercado, consumismo e as diversas formas de interpretação sobre a vestimenta como ferramenta de comunicação.
Apesar de ser considerada efêmera e fútil por uma parcela da sociedade moderna, a moda é parte constante da existência da humanidade e um campo importante da nossa cultura. Ela reflete gerações e épocas, estabelecendo vínculos com os pensamentos em voga, com as descobertas científicas e evoluções tecnológicas, e com as características históricas de cada momento. Além de ajudar na construção da identidade individual das pessoas, visto que a roupa também funciona como um instrumento de inserção em contextos sociais, o vestuário acompanha todas as transformações e interações sociais, e os processos históricos da raça humana, podendo ser estudado em nível sociológico e antropológico para ajudar a explicar comportamentos e contar a história da humanidade.