Respostas
A aporofobia é o pavor, medo, até mesmo desgosto de pobres e da pobreza. O mercado capitalista cria a pobreza, atenuada pela entrada de pessoas pobres na baixa classe média, fazendo com que o fenômeno da aporofobia se torne ainda mais definitivo em sociedade. Os impactos disto é notado nas separações sociais como a "subcultura".
Aporofobia: o capitalismo como indústria de pobreza
Quando separadas as classes sociais, embora pareça algo evidente, só pode existir o rico se existir o pobre. A problemática do capitalismo e o pobre é que há desgosto pela pobreza de modo o qual, excluem-se aqueles que são "indignos" de uma vida social normativa.
Embora a sociedade de mercado capitalista faça um discurso quase religioso de que é possível mudar de vida, o que aparenta, é que isto só é possível para baixo, em tabela de classe social.
Os efeitos disto são notáveis em marginalizações sociais, como as favelas e periferias lotadas de pessoas esquecidas pelos governos e empresas privadas. Segundo dados do IBGE (2010-2019), o número de favelas e palafitas aumentou de 6.329 em 323 municípios para 13.151 em 743 cidades.
Complemento da questão sobre aporofobia e tipos de pobreza: https://brainly.com.br/tarefa/6172060
#SPJ9