Respostas
Resposta:João I ou Anzinga Ancua (Nzinga a Nkuwu; 1440 - 1506) foi o manicongo do Reino do Congo entre 1470 e 1506. Foi batizado como João a 3 de Maio de 1491 por missionários portugueses
Explicação:
Resposta:
Explicação:
A 3 de maio de 1491, no meio de grandes festejos, o rei do Congo Nzinga-a-Nkuwu recebeu o batismo e adotou o nome de D. João, e nesse mesmo dia foi dado início à construção de uma igreja em Mbanza Congo, a capital do reino. Foi um momento-chave do processo de aproximação diplomática entre Portugal e o Congo, iniciado quando ali chegaram os navios de Diogo Cão, em 1483.
No período entre estas duas datas houve contactos e troca de embaixadas e um pequeno grupo de nobres congoleses esteve em Portugal, foi batizado – tendo sido padrinhos D. João II e a rainha D. Leonor – e aprendeu a língua portuguesa.
Foi após o seu regresso ao Congo que parte da nobreza e o próprio rei se converteram ao cristianismo, o que constituía uma forma eficaz de consolidar uma aliança política. Para Portugal, esta aliança com o Congo assinalava o sucesso de uma das facetas do projeto ultramarino de D. João II, o de promover o comércio e as boas relações com os reinos da costa ocidental africana, que se tornavam bases seguras na rota do caminho marítimo para a Índia.