O estudo dos traços de personalidade é um campo consolidado da psicometria e da avaliação psicológica, desenvolvendo-se como um dos conceitos estruturais do estudo da personalidade. Essa dimensão considera a forma como os indivíduos respondem diante das situações vivenciadas, focando em emoções, pensamentos e comportamentos.
A respeito dos traços de personalidade, é correto afirmar:
A.
Cada cultura tem uma personalidade que representa as tendências particulares desses grupos.
B.
Os estados mentais transcendem os limites da particularidade cultural porque são dimensões universais de base natural.
C.
Os estados mentais resultantes dos traços de personalidade são autônomos em relação aos contextos.
D.
A base para o desenvolvimento da personalidade são as particularidades culturais, enquanto a biologia é secundária.
E.
A mente humana é como uma folha em branco, que será preenchida a partir do desenvolvimento da personalidade
Respostas
Resposta: B
Explicação: Os estados mentais transcendem os limites da particularidade cultural porque são dimensões universais de base natural.
Resposta:
Letra B
Explicação:
No modelo de McCrae e Costa Jr (1995), diz que os traços de personalidade apresentam a possibilidade de explicar o comportamento a partir dos motivos, hábitos e atitudes que afetam. Por sua vez, o comportamento e a experiência do indivíduo não podem ser apenas atribuídos às influências culturais e sociais na qual eles estejam inseridos porque existe a predisposição particular do organismo que faz que um indivíduo reaja de maneira pessoal à influência de agentes exteriores - o que chamamos de idiossincrasias, tendo portanto, que considerar a biologia como como componente explicativo. As explicações sobre como funcionam os comportamentos irá transcender a ação particular e os limites culturais porque justamente há um conjunto de características biológicas que apontam para a universalidade dos traços enquanto uma dimensão que pode explicar a natureza.