Com relação a todo o processo analisado no estudo de caso, ficou evidente que muitas empresas entram em negociações pelas quais vislumbram apenas o viés financeiro. Principalmente, as pequenas e médias organizações, não têm em mãos os seus números de produção e, por isso, não conhecem a sua capacidade produtiva. Outras, veem uma grande chance de crescimento e acreditam que por maior que seja uma encomenda ou pedido, têm certeza de que darão conta de fazer a entrega no prazo acertado. Infelizmente, muitas empresas encerram as suas atividades por entrarem em um negócio de qualquer maneira, levando em conta apenas os possíveis lucros de um negócio.
A análise para a entrada em um possível negócio deve levar em conta outros itens e não apenas os financeiros: capacidade produtiva, equipamentos, produtos e, principalmente, comportamento. Uma empresa que deseja entrar em um novo patamar de negócios deve estar disposta a investir em pessoas, processos e produtos. Esses três itens devem caminhar de forma conjunta, pois são interdependentes e fundamentais para a análise de um processo.
Pensando dessa forma, quais devem ser os passos de uma empresa, para aceitar uma encomenda de um grande cliente que ocupe mais de 80% da sua capacidade produtiva?
Respostas
Para que uma empresa seja implementada, primeiramente sua gestão deve conhecer o mercado e o potencial local onde está inserida, somente assim além de evitar que a empresa encerre suas atividades, pode ser visualizado um real potencial de crescimento.
Capacidade produtiva das empresas
Talvez pelo sonho, pela vontade, ou pela necessidade, muitas pessoas começam a empreender. Esse fato dá origem a abertura de novas empresas em todos os segmentos comerciais.
Porém muitas empresas iniciam suas atividades sem uma análise prévia do mercado que pretende atingir com seus produtos, assim como do território que a empresa irá abranger.
Alguns fatores devem ser levados em consideração durante o processo de análise das empresas:
- Financeiros: Como está o capital de giro/saúde finaneira da empresa, para a abertura foi necessário algum tipo de endividamento, há fôlego financeiro para atendimento de novas demandas?
- Capacidade produtiva: a empresa possui condições, organização, conhecimento e equipe/mão de obra, para dar conta das demandas de forma satisfatória?
- Equipamentos, produtos: a empresa possui espaço físico, equipamentos, maquinários, insumos, produtos, para que o atendimento à demanda seja concretizado?
- Comportamento: qual o comportamento que a empresa possui, de risco (sem ter a certeza do lucro a ser obtido), cautela ( pesa os prós e os contras de cada ação), medo (não aceita ou atende uma demanda por temer a reação do mercado)?
- Dentre outros.
Após todas as análises serem realizadas e os resultados obtidos, quaisquer demandas, mesmo que com prometam em grande parte a capacidade produtiva da empresa, podem ser aceitas e executadas com sucesso.
Você poderá encontrar maiores informações sobre a Capacidade Criativa das Empresas, pesquisando em:
https://brainly.com.br/tarefa/48734316
#SPJ1