(UEL-PR) Leia o texto a seguir.
O Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas de 1951 sobre o Estatuto dos Refugiados e do
seu Protocolo de 1967. Em julho de 1997, promulgou a Lei de Refugio n° 9 474/1997, que contempla os
principals instrumentos regionais e internacionais sobre o tema e que garante documentos básicos aos
refugiados, incluindo carteira de identidade e de trabalho, da liberdade de ir e vir no território nacional e
outros direitos civis. Nos últimos cinco anos, as solicitações de refugio no Brasil passaram de 966, em 2010,
para 28 670, em 2015
Adoptado de chttp://www.ustica gov br/noticias/brasil-tem-quase 9-mil-refugiados-de-79-nacionalidades-> Acesso em 3 out 2016
Nesse contexto, o Brasil recebeu um grande número de refugiados, sobretudo de um país asiático, no qual
mais da metade da população foi forçada a deixar suas casas.
Indique o nome desse país, a região geográfica de origem e a principal causa do grande fluxo de refugia-
dos, que ocorre desde março de 2011.
Respostas
A primavera Árabe, deixa profundas crises e tensões internas em vários países as quais levam o aumento de números de imigrantes que atravessam o mar mediterrâneo em direção à Europa. Esses imigrantes oriundos das perseguições e disputas internas da África e no oriente médio são vistos como uma ferida social pois sofrem entre outros preconceitos e culpa pelos casos terrorismo que amedrontam a Europa. A partir de 2015-2016, começam a escalada de violência entre precedentes na região o estado islâmico passa a perseguir cristões, xiitas, curdos e outras minorias. Isso provoca ainda mais o deslocamento de centenas de milhares de pessoas para países vizinhos e especialmente para a Europa. Isso tudo acontece no território da Síria que fica no norte da África e oriente médio.
fonte: kuadro
No contexto do refúgio no Brasil, a Síria é o país com mais da metade da população obrigada a deixar suas casas. A Síria está localizada no Oriente Médio - Ásia e a principal causa do grande fluxo de refugiados é a população civil ter ido às ruas exigir a derrubada do presidente ditador Bashar Al-Assad.
O que são refugiados
Pessoas que estão fora de seu país de origem, por receio de perseguições relacionadas à questões de religião, nacionalidade ou raça, assim como diferentes opiniões políticas ou violação dos direitos humanos.
O Brasil possui, segundo levantamento de 2021, mais de 60 mil refugiados legalmente reconhecidos, de todos os cantos do mundo. O país com o maior número de refugiados, entre 2011 e 2021, é a Venezuela (49.000), seguida pela Síria (4.000).
Primavera Árabe
Período de transformações históricas na política mundial, que teve início no Oriente Médio e norte do continente africano, quando a população decidiu ir às ruas protestar e derrubar ditadores e reivindicar melhores condições de vida.
Países envolvidos na Primavera Árabe
- Tunísia - foi o primeiro país da Primavera Árabe a protestar contra o regime ditatorial de Ben Ali, que foi deposto em 14 de janeiro de 2011, após 24 anos no poder.
- Líbia - os protestos tinham como objetivo acabar com a ditadura de Muammar Kadhafi, ditador. Foi a revolução mais sangrenta da história da Primavera Árabe. Kadhafi foi morto em outubro de 2011.
- Egito - população protestava contra a longa ditadura de Hosni Mubarak. O protesto durou menos de um mês (25 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011), com a promessa de Mubarak de não se candidatar novamente à presidência. Em junho do mesmo ano, Mohammed Morsi foi eleito presidente, mas foi deposto em 2013.
- Argélia - o país ainda vive ondas de protestos, com atentados terroristas contra o atual presidente Abdelaziz Bouteflika, que está no poder há 12 anos.
- Síria - este país ainda está lutando pela queda do ditador Bashar al-Assad. Sua família está no poder há 46 anos. Estima-se quase 20 mil mortos desde que o ditador Assad começou a reprimir os protestos com violência.
Entenda mais sobre Primavera Árabe em:
https://brainly.com.br/tarefa/12159023
#SPJ1