• Matéria: Filosofia
  • Autor: fontesbettencourtt
  • Perguntado 3 anos atrás

(UFPA-2018) A Sociologia surge como ciência na segunda metade do século XIX, apoiada numa concepção de saber científico nomeada positivismo. É característica dessa concepção:


Qualquer conhecimento que priorize a utilização de métodos quantitativos era suspeito por não tratar de pessoas reais, mas apenas de entes matemáticos.


Valorizam-se, atribuindo-lhes um grau superior de verdade, as explicações que resultem de ideias inatas.


O conhecimento positivo relativiza a importância da experimentação, pois, devido à interferência humana, ela pode conter imprecisões.


Acreditava-se que a utilização de métodos qualitativos faria com que houvesse mais segurança na validade dos resultados, aumentando assim a possibilidade de generalizá-los.


A crença de que o conhecimento das leis que regem a ocorrência dos fenômenos permitiria prever os comportamentos sociais e geri-los cientificamente.


fontesbettencourtt: RESPOSTA: Qualquer conhecimento que priorize a utilização de métodos quantitativos era suspeito por não tratar de pessoas reais, mas apenas de entes matemáticos.

Respostas

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

Como o positivismo visa a necessidade de se provar os pensamentos científicos, a opção correta é a letra A

Sociologia e positivismo

A sociologia é a ciência que busca estudar a maneira como a sociedade foi sendo desenvolvida ao longo dos séculos. Existem vários ramos dessa ciência, onde cada um possui seu próprio método de estudo e é voltado a uma área. Como por exemplo o saber científico chamado positivismo.

O positivismo é a concepção científica que prioriza o conhecimento que utiliza os métodos quantitativos, isto é, os métodos que podem provar suas afirmações. Uma vez que métodos meramente matemáticos apenas abstraem seus pensamentos, mas não conseguem prová-los.

Para saber mais sobre sociologia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/44600236

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares