“A história de toda a sociedade até os nossos dias é a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, senhores das corporações e companheiros, numa palavra: opressores e oprimidos, encontraram-se em constante posição; travaram uma luta sem trégua, ora dissimulada, ora aberta, que, de cada vez, acabava quer por uma transformação revolucionária da sociedade toda, quer pela ruína das diversas classes em luta. A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência.” MARX, K.; ENGELS, F. Prefácios (Manifesto do Partido Comunista). In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978. v. 1, p. 21-22. Ilustração de Wander Antunes (2016), feita com base na adaptação em mangá da obra O capital, de Karl Marx, publicada pela Variety Art Works em 2011. O excerto de texto e as imagens acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como materialismo histórico, que concebe a história a partir da luta de classes e da determinação das formas ideológicas pelas relações de produção. Partindo desse pressuposto, elabore um texto dissertativo argumentativo explicando a concepção de materialismo histórico criada por Karl Marx e cite dois exemplos de modos de produção explicitando as forças antagônicas no interior deles na concepção de Marx. Atenção! Para sua maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização. *Primeiro passo: Faça a leitura da Unidade II do livro de História Política e Econômica e assista ao tutorial explicativo disponível na Sala do Café. *Segundo passo: Realize a análise do fragmento de texto e das imagens expostas e reflita o que cada qual quer apresentar considerando as suas relações com o materialismo histórico e outras ideias defendidas por Karl Marx. *Terceiro passo: Elabore
Respostas
respondido por:
1
A concepção de materialismo histórico criado por Karl Marx se refere a teoria marxista de defesa pela ideia de evolução e de organização da sociedade se baseia na capacidade de produção e nas relações que são estabelecidas nos meios sociais de produtividades.
Ainda sobre o materialismo histórico
Um dos seus principais objetivos era entender as relações de trabalho e da produção de bens materiais em função dos anos. As relações econômicas, segundo a teoria, está relacionada com as relações sociais, podendo afirmar que o homem não teria autonomia.
Leia mais sobre o materialismo histórico em https://brainly.com.br/tarefa/565799
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás