Os simpatolíticos são fármacos que simulam a atividade do sistema nervoso simpático, ativado pelo neurotransmissor noradrenalina, que pode, em nível de adrenal, converter-se à adrenalina, um hormônio. A Adrenalina, quando administrada em pequenas doses terapêuticas:
Diminui a resistência periférica através da estimulação dos receptores β2-adrenérgicos predominantemente nos leitos vasculares da musculatura esquelética.
Aumenta a pressão arterial sistólica através da estimulação dos receptores β2-adrenérgicos no ventrículo esquerdo.
Diminui a resistência periférica através da estimulação dos receptores β1-adrenérgicos nas células musculares lisas vasculares.
Diminui de modo reflexo a frequência cardíaca.
Estimula receptores muscarínicos e nicotínicos.
Respostas
A adrenalina quando administrada em doses mínimas terapêuticas apresenta como resultado:
A diminuição da resistência periférica através da estimulação dos receptores β2-adrenérgicos predominantemente nos leitos vasculares da musculatura esquelética.
Adrenalina
A adrenalina é um hormônio que possui ações como o aumento dos batimentos cardíacos, degradação de gordura e glicogênio, sendo naturalmente produzido no organismo pela medula adrenal.
Em ambientes hospitalares esse hormônio é utilizado na forma de medicamento para tratar problemas como paradas cardiorrespiratórias e asma brônquica.
Sua ação ocorre em diversos tecidos, como o tecido muscular esquelético, tecido muscular cardíaco, células hepáticas e tecido adiposo, desencadeando diferentes respostas em cada um destes locais.
Aprenda mais sobre a adrenalina:
https://brainly.com.br/tarefa/47240062
#SPJ1
Resposta: A- Diminui a resistência periférica através da estimulação dos receptores β2-adrenérgicos predominantemente nos leitos vasculares da musculatura esquelética.
Explicação: