As citações têm o objetivo de dar maior credibilidade às ideias e aos pontos de vista que o pesquisador está defendendo, uma vez que ele buscará em outros autores – especialistas no assunto tratado – argumentos favoráveis à sua proposição. São partes de textos consultados (em livros, artigos, sites, notícias etc. ) que são importantes para apoiar um texto, para dar mais credibilidade ao que está sendo escrito. Veja a citação abaixo: de acordo com chiavenato (1999, p. 377), "o estresse é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente". Considerando as informações acima, é possível afirmar que neste parágrafo está descrito uma forma de:
Respostas
No parágrafo transcrito, ocorre uma citação direta.
Por isso, a alternativa 1 é a correta.
Tipos de citação
O parágrafo traz um exemplo de citação direta pelo fato de apresentar a própria fala de Chiavenato, ou seja, o que ele teria dito foi reproduzido fielmente, conforme indica o uso de aspas.
Se houvesse citação indireta, não seriam usadas as aspas. O próprio autor do texto apresentaria, com suas palavras, o que Chiavenato teria dito. Por exemplo:
Chiavenato disse que o estresse é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente.
Foi usado o verbo de elocução "dizer" (disse) e a conjunção integrante "que" para introduzir a fala. Esses são elementos comuns na construção do discurso indireto.
Complemento do enunciado:
Considerando as informações acima, é possível afirmar que neste parágrafo está descrito uma forma de:
Alternativa 1: Citação direta.
Alternativa 2: Citação indireta.
Alternativa 3: Chamada para citação.
Alternativa 4: Citação indireta com grito.
Alternativa 5: Citação de informação obtida por meio de canais informais.
https://brainly.com.br/tarefa/51869599
Mais sobre citação direta em:
https://brainly.com.br/tarefa/51226200
#SPJ4