Quando um vírus infecta uma célula bacteriana, frequentemente novos vírus são montados e liberados quando a célula bacteriana hospedeira é lisada. Se esses novos vírus infectarem novas células bacterianas, as novas células hospedeiras podem não ser lisadas. Qual é a explicação mais plausível para isso? A) A célula bacteriana deve ser resistente à infecção pelo vírus. B) O vírus carrega genes que conferem resistência à célula bacteriana hospedeira. C) A bactéria hospedeira acopla a infecção viral com a transformação. D) O vírus entrou no genoma da célula bacteriana e está no estágio lisogênico.
Respostas
Opção D) O vírus entrou no genoma da célula bacteriana e está no estágio lisogênico.
➔ Explicação:
Os vírus têm dois ciclos reprodutivos, líticos e lisogênicos. No ciclo lítico, o genoma viral é expresso usando a maquinaria molecular do hospedeiro e produz proteínas do capsídeo. Essas proteínas do capsídeo cercam o genoma viral e produzem novos fagos que lisam a célula hospedeira e são liberados.
Após a liberação, eles inserem seu genoma em outro hospedeiro e esse genoma primeiro se incorpora no genoma do hospedeiro e se replica com o genoma do hospedeiro. Este ciclo é chamado de ciclo lisogênico e neste ciclo a lise da célula ocorre porque nenhum novo fago é produzido nela.
Mais informações sobre vírus:
https://brainly.com.br/tarefa/25937005
https://brainly.com.br/tarefa/28433261