6. Considerar a importância da Conferência de Berlim para a partilha da África.
7. Discutir sobre a ideologia utilizada pelos países imperialistas para justificar a dominação sobre esses territórios.
Respostas
6. Na conferência de Berlim, por vezes conhecida como Conferência do Congo ou Conferência da África Ocidental, mediram a África por réguas e definiram suas limitações devidas aos seus novos "donos". Quando se observa o mapa africano, percebe-se suas "linhas retas" em algumas fronteiras, herança europeia.
7. A ideologia do darwinismo social era mui presente no século XIX, tanto por europeus colonialistas quanto por países com divisão racial, como os EUA. "Haverá a sobrevivência do mais forte", oprimindo que nem ao menos tentou lutar. Esta ideologia tentava justificar a expansão comercial da Europa que não tinha mais "espaço" para isto em seu continente.
Imperialismo: o Neocolonialismo europeu
O neocolonialismo europeu tem relação direta com sua incapacidade de realizar comércio na Europa, parte disso porque os países já estavam se desenvolvendo quanto a suas respectivas industrializações e era possível realizar suas próprias ofertas. Por tanto, houve mais oferta que demanda, assim, a Europa tomou a África de assalto como um "refém comercial".
Neocolonialismo e Imperialismo — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/23820141
#SPJ9