O objeto de estudo da psicologia pode ser definido como, o estudo do comportamento humano e dos processos mentais, entretanto, essa definição é como um enorme guarda-chuva que abriga em seu interior uma variedade de subtemas e compreensões dessas definições. Assim, é possível refletir que tudo o que fazemos envolve comportamento e processos mentais, logo a psicologia pode ser inserida nos mais diversos campos de vida do ser humano, dentre eles, na educação escolar, para o qual alguns teóricos apresentam contribuições importantes. Para refletir sobre este tema, leia o texto: A psicologia frente a educação e o trabalho Docente (CARVALHO, 2002), disponível em: https://www. Scielo. Br/j/pe/a/M5TZ7cHnz7hnd9fLwjBxPrF/?format=pdf
Respostas
A psicologia da educação sob o olhar construído de diversos pesquisadores, dentre os quais podemos destacar Vygostky e Piaget.
Como podemos observar a ideia de cada um dos pensadores?
Em primeiro lugar, Vygotsky trouxe uma contribuição fundamental para a psicologia da educação, entendendo o espaço escolar e a realidade social a partir de uma base sócio-histórica, onde o mundo psíquico construído entre o indivíduo e o meio são parte das influências que ele recebe e gera em relação ao todo.
Piaget contribuiu para o estudo da aprendizagem a partir do desequilíbrio do sujeito sobre um novo objeto, ou seja, a assimilação parte das ideias que já existem, somada a acomodação que está na modificação e a equilibração, quando os dois processos se unem e o indivíduo passa a utilizar o saber.
Mais sobre Piaget:
brainly.com.br/tarefa/22792353
#SPJ4