No século XX, o Brasil teve uma efervescência musical muito grande, com uma diversidade de estilos, compositores, cantores e músicos que influenciaram futuras gerações.
Sobre esse período, analise as afirmativas a seguir:
I. Nas décadas de 1940 e 1950 ocorre uma explosão da música regional que valorizava as tradições locais.
II. A primeira metade do século XX foi preenchida com artistas como, Pixinguinha, Dorival Caymmi, Tonico e Tinoco e Luiz Gonzaga.
III. A música nordestina foi o único estilo regional que conseguiu despontar no cenário musical.
IV. A pluralidade musical foi interrompida por um movimento político instituído pelo governo Vargas que interrompeu o crescimento musical no país.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
Il e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
l, II, III e IV.
Respostas
No que diz respeito à efervescência musical no século XX no Brasil, a resposta que melhor atende é a: Alternativa 2, I e II, apenas. Vamos compreender o porquê da escolha.
Influência Musical no Brasil do Século XX
Não pode-se dizer que a música nordestina foi a única a despontar no cenário, uma vez que há também a música sertaneja, bossa nova e a música carioca, que são estilos regionais bem-sucedidos.
O governo de Getúlio Vargas não atrapalhou o crescimento musical no país. Vargas incentivou a música popular brasileira, criando o Serviço de Radiodifusão do Estado (Rádio MEC) e o Serviço de Imprensa Nacional (SIN), que divulgavam a música brasileira. Além disso, o governo de Vargas apoiou a criação do Departamento Nacional de Radiodifusão (DNR), que regulava a radiodifusão no país.
Veja mais sobre Música Brasileira aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49320476
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,,.,.,.,.