Feedback não tem nada a ver com críticas aos aspectos negativos ou comportamentos de um colaborador. Uma reunião de feedback ou de avaliação de desempenho deve ser um momento motivador e estimulante entre líder e liderado. É semelhante a uma situação entre treinador esportivo e atleta, em que ambos trabalham para alcançar um resultado desejado. Para atingir esse objetivo tornando o momento de feedback algo memorável e desejado pelos colaboradores, o líder precisa ter duas coisas: competências de comunicação e relacionamento interpessoal e um método eficaz para oferecer feedback. O método é importante para ter uma estrutura de reunião que seja efetiva e as competências são essenciais para conseguir executar essa estrutura com maestria. Analise as competências apresentadas a seguir e as explicações a respeito de cada uma delas. I. Pensamento abstrato para ser capaz de pensar de forma independente à realidade que se apresenta a nós de forma concreta. Ii. Proatividade para ser capaz de ter iniciativa para colocar boas ideias em prática e agir rapidamente em prol de seus liderados. Iii. Empatia é fundamental para sensibilizar-se em relação ao outro e ser compreensivo com os desafios e dificuldades que o outro enfrenta. Iv. Linguagem factual e livre de julgamentos para falar exclusivamente sobre fatos e comportamentos observáveis, sem emitir julgamentos. Considerando as competências apresentadas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta dentre as competências listadas, apenas aquelas que são essenciais para oferecer feedback de qualidade. Escolha uma:
Respostas
Resposta:
IV - Linguagem factual...
Explicação passo a passo:
I. Pensamento abstrato para ser capaz de pensar de forma independente à realidade que se apresenta a nós de forma concreta.
Ii. Proatividade para ser capaz de ter iniciativa para colocar boas ideias em prática e agir rapidamente em prol de seus liderados.
Iii. Empatia é fundamental para sensibilizar-se em relação ao outro e ser compreensivo com os desafios e dificuldades que o outro enfrenta.
Iv. Linguagem factual e livre de julgamentos para falar exclusivamente sobre fatos e comportamentos observáveis, sem emitir julgamentos.
I - Pensamento abstrato é para resolução de problemas complexos.
II - Perfil de proatividade é para liderança com rotina de muitas decisões.
III - Empatia é importante, mas há limites em relação a ideia de compreensão das limitações do colaborador, pois a empresa precisa dar lucro.
IV - Linguagem factual é dizer fatos sem julgamentos de valor, ou seja, cita-se as deficiências do colaborador sem ofendê-lo.
Olho o comando da questão:
Considerando as competências apresentadas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta dentre as competências listadas, apenas aquelas que são essenciais para oferecer feedback de qualidade.
A mais adequada é a IV, pois ela é mais objetiva.
Na vida real daria para usar um pouco de todas, mas exercícios mal feitos são feitos para deixar as pessoas menos inteligentes.
Resposta: III e IV
Explicação passo a passo:
II. Empatia é fundamental para sensibilizar-se em relação ao outro e ser compreensivo com os desafios e dificuldades que o outro enfrenta.
IV. Linguagem factual e livre de julgamentos para falar exclusivamente sobre fatos e comportamentos observáveis, sem emitir julgamentos.
CORRIGIDO PELO AVA
III e IV..
III e IV..