Responsabilidade social e sustentabilidade são dois conceitos cada vez mais integrados ao cotidiano das empresas, de qualquer setor ou porte, e são considerados estratégicos para as que pretendam perenizar seus negócios. Hoje, ninguém mais discute que a busca pelo lucro e pela sobrevivência das organizações passa pelo bom comportamento corporativo. Contudo, é importante ressaltar que a responsabilidade social empresarial não é um conjunto de ações, mas uma prática administrativa, uma filosofia de gestão. Por isso, observa-se um crescimento substancial de diretrizes e normas externas, tanto para a aferição das ações e condutas corporativas como para a mensuração dos resultados obtidos em cada área de intervenção. [. ] a sociedade mostra-se cada vez mais atenta às políticas das empresas, exigindo destas, mais do que retórica ou boa intenção. Disponível em: <. Filantropia. Ong/informacao/certificacoes_sociais>. Acessado em: 05 set. 2021. Sabendo que as normas e certificações de responsabilidade social são uma realidade para as organizações a nível de mundo, avalie as alternativas a seguir e identifique a correta no que concerne ao tema:
Respostas
O liberalismo é uma vertente econômica que contradiz o socialismo. Portanto, a alternativa 2 é a correta.
Características do Liberalismo
O liberalismo é uma filosofia social, econômica e política baseada no conceito de liberdade individual e industrial, em que todos os moradores devem ter a mesma quantidade de direitos humanos para garantir a livre concorrência no mercado.
Algumas de suas principais características são: livre concorrência no mercado, cumprimento obrigatório de contratos, individualismo econômico e mínima interferência do Estado nos negócios.
No entanto, no neoliberalismo, a dignidade humana e a liberdade individual começam a emergir. Nesse sistema, o Estado pode intervir, mesmo que minimamente, em questões que afetem as relações trabalhistas e os direitos civis.
Complemento e alternativas da questão:
Alternativa 1: Sempre houve na sociedade, atemporalmente, o sentimento de que a mão do Estado sempre era um mal necessário, ou seja, era preciso que ele sempre intervisse a fim de equilibrar a economia e o mercado.
Alternativa 2: O liberalismo econômico, até hoje, prega a ideia de que o Estado deve interferir minimamente na economia, ou seja, o livre mercado se autorregula, assume para si a responsabilidade social em todas as duas dimensões.
Alternativa 3: A responsabilidade social das organizações, cuja ótica esteja no cerne da maximização dos lucros e remuneração de seus acionistas, já não se sustenta mais ante uma demanda social por maior apreço às questões ambientais.
Alternativa 4: Atualmente existem inúmeras Normas e Certificações ambientais que norteiam as organizações e as atestam como responsáveis sócio ambientalmente; nesse sentido, a Norma ISO, é uma delas, sendo uma criação nacional e que atua exclusivamente em questões ambientais.
Entenda mais sobre o Liberalismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1451942
#SPJ4