A autora procura distinguir na sua obra a formação histórica, conjunto de transformações socials documentadas e registradas, e o mito fundador, elaboração de caráter politico-ideológico-iconográfico que cria e instala Imagens na consciência coletiva a partir de concepções imaginárias de harmonia e coesão social.
Tendo como referência as Imagens e debates apresentados no capítulo, caracterize a diferença entre a formação histórica e o mito fundador associado aos seguintes elementos:
a) A natureza brasileira.
b) A história da nação.
c) O papel do Estados das lideranças políticas.
Respostas
A) Quando consideramos a natureza brasileira vemos que ela está diretamente ligada ao processo de miscigenação e interação com outras camadas sociais, onde vimos o processo de colonização e escravidão, logo, o Brasil é um país plural, onde a ideia de pluralidade democrática e racial, nem sempre é exercito na prática.
B) A história da nação brasileira está presente sob uma série de fatores, desde o processo de colonização, a chegada da família real, a independência e a proclamação da república. Passamos por períodos de desenvolvimento comercial, porém, sempre a partir de um olhar que beneficia as camadas favorecidas economicamente, principalmente após a escravidão.
C) O papel do Estado das Lideranças políticas é de buscar o desenvolvimento de suas regiões fortalecendo a economia e os pilares básicos como educação e saúde.
Esse olhar contribui para qual ideia segundo a autora?
As transformações sociais, assim como o conjunto de práticas que contribuíram para o desenvolvimento social do Brasil, mas ainda sim precisa de melhorias.
Mais sobre a economia brasileira:
https://brainly.com.br/tarefa/49556971
#SPJ1