a) Para o sociólogo Jessé Souza, os países que passam pelo processo de modernização operam uma seletividade valorativa, ou seja, elegem valores e princípios de sociabilidade que configuram o que é ser civilizado e moderno. Avalie quais foram as consequências de tal seletividade para os grupos e classes sociais que possuíam um universo valorativo diferente da racionalidade ocidental.
b) Critique a importância de dois fatores fundamentais no processo de modernização: a relação institucional e a estratificação social.
POR FAVOR ME AJUDEM
Respostas
a) A racionalidade ocidental cria um abismo entre as classes que sofreram qualquer tipo de abandono no início do modelo de produtividade regente. Como citado no texto, pessoas negras e vale ressaltar que, não estava no textos, nativos, são encaixotados como parte aquém da sociedade, como aqueles que "não funcionam" justamente por terem sido excluídos.
b) O sujeito precisa se escravizar à institucionalização regente para que possa ser parte de uma parte alta da estratificação social. Esta estratificação social parte de princípios os quais o sujeito precisa ser perfeitamente bem enquadrado para que suba socialmente. Deste modo, cria-se uma lei não legal aonde o sujeito precisa estar perfeito para ser "alguém".
Modernização e seletividade valorativa, um conto capitalista
Os sujeitos que precisam de um emprego se sujeitam às normas que não acreditam, cursos de faculdade que não pretendem fazer e desempregos "naturais" do processo de inflação do mercado de trabalho, causado pelo mesmo caminhos seguido por diversas pessoas.
Seletividade valorativa — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/6123342
#SPJ1