Leia as reflexões do linguista Marcos Bagno:
Texto I
a) A lingua para a sociolinguistica é intrinsecamente heterogénea, múltipla, variável, instável e está sempre em desconstrução e em reconstrução.
a lingua é um processo, um fazer-se permanente e nunca concluido.
b)
Na literatura sociolinguistica, é comum opor prestigio a estigma. O estigma, em termos sociológicos, é um julgamento extremamente negativo lançado pelos grupos sociais dominantes sobre os grupos subalternos e oprimidos e, por extensão, sobre tudo o que caracteriza seu modo de ser, sua cultura e, obviamente, sua lingua...
Texto II
a) Juvenal é um idoso de 86 anos, nordestino, analfabeto e sempre viveu na zona rural. Ficou feliz quando soube o que iria comer no feriado de Páscoa e por inúmeras vezes repetiu: "amanhã vai ter 'bacalau (bacalhau)".
b) Maria é uma idosa de 75 anos. Nordestina, analfabeta e sempre sobreviveu na zona rural. Apesar do pouco acesso aos problemas contemporáneos, tem consciência da necessidade da preservação ambiental e sempre diz: "prástico" (plástico) vai para a 'recicrage' (reciclagem)".
Com base na teoria da sociolinguistica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Juvenal e Maria fazem parte de uma comunidade de falantes estigmatizados, ou seja, são vistos de forma negativa e preconceituosa por pessoas sem acesso ao conhecimento oferecido pela sociolinguistica.
PORQUE
II. A sociolinguistica forma falantes conscientes de que a lingua varia e compreendem que a troca do "th" pelo "i" e o "l" pelo "r" não afeta a interação e faz parte da oralização de falantes sem acesso a uma educação formal, reservado para poucos, em tempos passados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da 1.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa 1 (I e II verdadeiras e II justifica corretamente I). Os textos do excerto e as asserções definem e exemplificam o preceito da sociolinguística de que a língua é viva e apropriada pelos falantes, que incorporam nela sua realidade social. Isso produz variações, que também podem ser alvo de preconceitos.
A sociolinguística e a realidade dos falantes
O exercício aborda a questão do estigma, entendido como o preconceito social contra os falantes da língua que tenham incorporado características de um meio menos formal, por exemplo.
As assertivas comentam os exemplos de uso da língua:
- I. Verdadeira. Os dois casos relatados mostram praticantes de falas regionais que são estigmatizados por pertencer a uma classe social diferente, com referências culturais próprias.
- II. Verdadeira. Compreender a oralidade e a diferença entre educação formal e informal faz parte do pensamento sociolinguístico.
- Relação entre II e I é de justificativa.
Continue aprendendo sobre sociolinguística aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22079919
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.