Atualmente, estima-se que um terço da população da Terra viva em escassez de agua por causa da degradação tartar de regiões àridas e semiáridas, como as regiões metropolitanas e as áreas ao norte da Africa e do Criente Como agravante, estes locais possuem alta densidade demográfica: estima-se que em 2025 dois terços de poules Planeta vão habitar essas regiões (ONU 1998), Vale 0.50 pontols) O Brasil possui cerca de 11.6% da água doce disponivel nos mananciais superficiais do Planeta. Essa quantidade entanto, está distribuida de forma muito heterogénea a saber: 1. A região Sudeste possui apenas 6% dos recursos hidricos: Harcar questio Tempo restant II. A região Norte possul 68,50% dos recursos hidricos: III. A região Nordeste 15.70% dos recursos hidricos IV. A região centro-oeste 3,30% dos recursos hidricos: E correto o que se afirma em O a. apenas llelll. O b. apenas/ell Oc. apenas 1, el. Od. apenas II, e IV. Oe. apenastell
Respostas
Resposta:
O problema da escassez de água doce já é uma realidade em vários locais do planeta. Alguns dos aspectos dessa crise vêm sendo discutidos na área acadêmica e por autoridades políticas e organizações não-governamentais, mas o grande público ainda não percebeu a importância da questão.
A água doce é essencial para a humanidade, mas a maioria das pessoas não se dá conta de que o aumento da população mundial, e portanto das atividades agrícolas e industriais, está reduzindo a qualidade desse recurso e tornando-o mais escasso em algumas regiões. O problema já é uma realidade em vários locais do planeta, preocupando cientistas e autoridades públicas e levando à adoção de medidas que evitem o desperdício ou a degradação das reservas hídricas. Leis mais sensíveis à importância dessa questão e a conscientização de cada indivíduo de que essa ameaça envolve a todos são os primeiros passos na busca de um uso mais sustentado da água na Terra.
A água doce, indispensável à vida, é um recurso renovável, mas relativamente escasso em algumas regiões da Terra. A maior demanda (decorrente do crescimento acelerado da população humana), o desperdício e o uso inadequado podem esgotar ou degradar esse recurso. Problemas desse tipo já ocorrem em certas áreas ou regiões, e acredita-se que a médio prazo, mantidas as atuais formas de uso da água, poderão abranger todo o planeta, gerando uma crise global da água.
Alguns dos aspectos dessa crise já vêm sendo discutidos na área acadêmica e por autoridades políticas e organizações não-governamentais. No entanto, o principal interessado — o grande público — ainda não percebeu a importância dessa questão e não conhece a fundo suas causas e conseqüências. Este trabalho, baseado em aulas de ecologia ministradas no curso de ciências biológicas da Universidade de São Paulo, apresenta fatos e argumentos que podem auxiliar a compreensão da problemática da água e a busca de soluções.
Essa questão preocupante está diretamente associada aos impactos das ações humanas sobre os ambientes de água doce, mas não basta identificar tais impactos. É necessária uma visão de maior alcance, que abranja a avaliação das causas e efeitos dos problemas existentes e o desenvolvimento e adoção de medidas que remediem os já constatados e previnam não só a sua repetição em outros lugares como também o surgimento de novos tipos de impacto. Essa visão certamente inclui a divulgação de todas essas informações em linguagem mais simples, para que a discussão atinja um número maior de pessoas. Afinal, a crise da água diz respeito a todos.
Explicação: