"Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se mediante tua vontade a lei universal da natureza."
Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes
Nesse trecho da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, o filósofo Immanuel Kant formula o seu famoso imperativo categórico.
Com isso, ele julgou ter respondido à questão moral de um modo distinto da tradição filosófica. Qual a principal diferença entre a moral kantiana e a moral tradicional?
a) A moral kantiana remete às escrituras sagradas para fundamentar as ações individuais.
b) Kant afirma a impossibilidade do ser humano agir de forma correta por ser naturalmente egoísta.
c) A moral kantiana rejeita regras externas ao indivíduo (heteronomias), está fundamentada apenas na razão humana.
d) Kant rejeita a moral cristã e afirma que o indivíduo deve viver a vida como uma obra de arte.
Respostas
Alternativa correta: c) A moral kantiana rejeita regras externas ao indivíduo (heteronomias), está fundamentada apenas na razão humana.
Kant propõe uma Ética que se opõe à tradição filosófica. Para ele, os seres humanos são capazes de julgar o valor de uma ação e agir movidos pelo dever.
Desse modo, o imperativo categórico atua como uma fórmula racional para avaliar as ações. Se o indivíduo julgar que a ação a ser praticada poderia se transformar em uma regra para ações semelhantes, ela está em conformidade com o dever e pode ser praticada. Se o julgamento for negativo, essa ação não é uma ação moral.
Assim, Kant afirma a autonomia dos indivíduos em relação à moral, distinguindo de concepções que relacionam a moral à figura divina ou à religião, por exemplo.
Resposta:
Alternativa correta: c) A moral kantiana rejeita regras externas ao indivíduo (heteronomias), está fundamentada apenas na razão humana.
Explicação: