Diversos tipos de farmaco podem sofrer alteração na presença de determinados alimentos. A toranja é um alimento que interagem com mais de 85, entre eles a sivastatina e o anticoncepcional. Quando ocorre interação, assine a alternativa que tem associação com a ação fisiológica e patológica dessa interação?
A) Diminui os processos coagulatórios
B) Oligúria
C) Aumento dos níveis da glicose
D) Pode causar rabdomiólise
E) Aumento da frequência cardíaca
Respostas
Alternativa D. A alternativa que correlaciona a associação fisiológica e patológica da interação entre toranja e medicamentos é "pode causar rabdomiólise".
Sinvastatina e Toranja
A sinvastatina é uma medicação indicada para reduzir os riscos à saúde causados por doenças cardiovasculares. Quando pacientes que tomam sinvastatina regularmente fazem uso de toranja, a droga aumenta em grande quantidade no sangue, predispondo, portanto, a mais efeitos colaterais.
Podemos dar como exemplo beber muito suco de toranja enquanto toma certas estatinas para baixar o colesterol. Esse hábito pode deixar muito da droga no corpo, aumentando o risco de danos no fígado e nos músculos que podem levar à insuficiência renal. Esse dano aos músculos pode levar a uma desintegração de suas proteínas e insuficiência renal secundária, predispondo à rabdomiólise.
Anticoncepcionais e Toranja
Um dos medicamentos que a toranja influencia é o anticoncepcional. A fruta contém compostos chamados furanocoumarinas que inibem enzimas CYP3A4, que são enzimas intestinais destinadas a atuar no metabolismo do estrogênio.
A toranja impede que o corpo quebre corretamente o estrogênio, deixando-o com mais estrogênio em no sistema. O excesso de estrogênio no sangue piora efeitos colaterais induzidos pela pílula, como náusea, sensibilidade mamária e aumenta os riscos de desenvolver coágulos sanguíneos.
Entenda mais sobre farmacologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20790691
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,..,,...,..,.,