Quando se propõe a estudar leis antigas como aquelas de Israel, não se deve jamais perder de vista que elas somente poderão ser compreendidas se forem levadas em
consideração as características especiais da religião hebraica. Dizemos isso porque tribos seminômades, em tempos imemoriais, erigiram um sistema de crenças pautado no culto ao Deus Único, a quem se referiam por meio de um misterioso tetragrama escrito sem vogais e cujo equivalente seria “Y-H-W-H”.
Acerca do Direito Hebreu assinale a alternativa falsa.
Escolha uma:
a.
Na cultura judaica, somente Deus, em sua grandeza infinita, representa a plenitude da ideia de “justiça” (tsedaká), o que significa dizer que somente Ele é, na perfeita acepção do termo, justo. Destarte, a própria noção de “justiça absoluta” está muito além da capacidade de compreensão humana.
b.
O Direito hebraico (Mischpat Ibri) é o conjunto de regras e preceitos religiosos que se alicerça no dogma monoteísta arvorado pelos antigos israelitas, povo de origem semita que outrora habitou a terra bíblica de Canaã. Trata-se de um Direito profundamente vinculado ao sagrado, pois credencia sua primeira fonte de inspiração a uma revelação divina.
c.
Os hebreus, a exemplo de outros povos da Antiguidade Oriental, não desenvolveram diversas leis de caráter civilista.
d.
A ética hebraica ali começa a se delinear por intermédio de leis apotídicas positivas e negativas. Graças à singeleza de seus propósitos, elas alcançaram a devida perpetuidade e aceitação geral nas comunidades judaica e cristã.
e.
No entanto, o Direito hebraico manifesta todo o seu resplendor através do Decálogo – os famosos “Dez Mandamentos”.
Respostas
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Resposta:
A lei dos hebreus é baseada no Torá, ou seja, as leis desse povo são baseadas nas doutrinas dos documentos que fazem parte da sua religião, neste caso se baseiam entre o antigo e o novo testamento. Logo, a alternativa que melhor apresenta o sentido da lei dos hebreus é a letra D.
Explicação:
Assim, quando notamos as demais alternativas, vemos que elas não dialogam abertamente sobre a sentença no direito hebraico antigo, que diz respeito ao apedrejamento e as formas de punição que vão na contramão da busca por direitos humanos e civis que devem ser comuns a todo e qualquer indivíduo por todo o mundo.
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