Para análise da tensão no cabo de içamento do elevador, o projeto em desenvolvimento considera que em capacidade máxima, com 4 pessoas, a massa total (elevador + 4 passageiros) é de 1000 kg. Sendo assim: a) Analise as forças que atuam no conjunto da estrutura que compõe o elevador e descreva quais as forças atuantes, bem como a definição de cada uma delas e a região de atuação.
Respostas
Considerando as informações presentes no enunciado e os conhecimentos referentes a leis de Newton, é possivel afirmar que as forças atuantes no elevador serão o peso do elevador, o peso dos passageiros e a força normal.
Sobre leis de Newton aplicadas ao elevador:
Para um elevador, temos que três principais forças atuantes serão o peso da sua própria estrutura, que exercerá uma força na direção vertical no sentido da gravidade. Além disso, terá o peso dos passageiros que também atua na direção e no sentido do peso da estrutura mas sua área de aplicação é dada no chão do elevador.
A última principal força e, talvez a mais importante, é a normal. Para o caso do elevador, a normal irá variar dependendo do momento em que o elevador está, tendo como possibilidade o momento de subida, de descida e quando ele está parado. Essa força atuará nos cabos de tração do elevador e seu módulo dependerá do sistema peso passageiros + peso da estrutura.
Uma vez que uma aceleração é determinada para um elevador, a força de tração de seus cabos será calculada a partir da soma das forças no sistema através da segunda e terceira leis de Newton.
Saiba mais sobre leis de Newton aplicadas ao elevador em https://brainly.com.br/tarefa/18364588
#SPJ1