• Matéria: História
  • Autor: mariajuliafloreslima
  • Perguntado 3 anos atrás

Alamata) Leia o texto e responde às questões abaixo: O BRASIL COLONIAL: CANA-DE-AÇUCAR E ESCRAVIDÃO Após a chegada dos portugueses no território onde viria a se tornar o Brasil em 1500, diversas etapas ocorreram até o dominio e consolidação da colonização. Nos anos iniciais, até a década de 1530 ocorreu o periodo que costumamos chamar de pré- colonização, pois não houve uma ocupação efetiva por parte dos portugueses das terras descobertas, mas a exploração pontual de regiões costeiras, marcada principalmente pela extração de pau-brasil (madeira que viria a nomear nosso país). Nessa época, a escravidão africana era quase insignificante e a relação com os povos indigenas foi predominantemente amistosa (salvo algumas exceções). A partir desse momento, Portugal iniciou o processo de colonização efetiva, estabelecendo grandes lavouras e buscando na Africa trabalhadores escravizados para trabalhar nelas. Os portugueses já conheciam regiões costeiras do continente africano, o que facilitou o comércio escravista, ampliando a oferta de mão de obra na colônia recém-descoberta. Nessa época, o Brasil era pouco relevante do ponto de vista econômico para Portugal, que estava mais preocupado com suas colônias asiáticas, de onde eles conseguiam explorar mais riquezas. Para dominar de fato as terras brasileiras e gerar riqueza, os portugueses estabeleceram grandes plantações de cana-de-açúcar, planta que gerava muita riqueza naqueles tempos. Desse modo, além de lucro da venda do açúcar (produzida nos engenhos), eles ocupavam as terras, desmatando e plantando cana. É importante lembar que os próprios portugueses não trabalhavam na terra, mas sim os trabalhadores escravizados, inicialmente indígenas, mas, a partir de 1540 e 1550, principalmente africanos. Assim as terras brasileiras recebiam cada vez mais colonos para viver nelas, protegendo-a assim das invasões de mercenários estrangeiros (como os franceses no Rio de Janeiro e posteriormente no Maranhão). Para mais informações, leia as páginas 154-157 do livro didático. Nesse sentido, responda: 1) Por quais motivos os portugueses resolveram plantar cana-de-açúcar nas terras brasileiras? (cite mais de um).​

Respostas

respondido por: 1XAnonimoX1
0

Resposta:

1° motivo: Para dominar de fato as terras brasileiras e gerar riqueza, os portugueses estabeleceram grandes plantações de cana-de-açúcar, planta que gerava muita riqueza naqueles tempos.
2° motivo: Desse modo, as terras brasileiras recebiam cada vez mais colonos para viver nelas, protegendo-a assim das invasões de mercenários estrangeiros (como os franceses no Rio de Janeiro e posteriormente no Maranhão).

Perguntas similares
7 anos atrás