De acordo com Higounet (2003), a palavra alfabeto vem do Latim alphabetum que significa a união dos nomes das duas primeiras letras do alfabeto grego, alpha (α) e beta (β), as quais, por sua vez, são empréstimos das línguas semíticas. Sabemos que o alfabeto latino é o mais utilizado no mundo, mas não o único. Disserte sobre os diferentes alfabetos existentes.
FONTE: HIGOUNET, C. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Respostas
respondido por:
4
Até pela etimologia citada no excerto, o alfabeto mais importante para a história do Ocidente, depois do latino, é o grego. O alfabeto da Grécia compartilha alguns caracteres com o alfabeto latino, mas incorpora também outros vindos das línguas semíticas e das grafias egípcias.
- O alfabeto grego é muito usado em matemática e ciência.
- Pi, o famoso valor de 3,14, é uma letra grega.
- Alfa, beta, gama, delta, comuns na física, são as primeiras quatro letras do grego.
Os alfabetos não latinos mais comuns
Depois do grego, o alfabeto cirílico também é bastante conhecido internacionalmente, sendo a base do russo. Ele emprega alguns caracteres do grego e outros do hebraico.
- O hebraico é uma língua cultivada nos meios judaicos, principalmente no catecismo.
- No Oriente, o sânscrito, base do idioma falado na Índia, também é um idioma silábico.
- O árabe é silábico, mas a notação de letras segue uma lógica diferente da latina e algumas vogais são acentos, não letras.
- Chinês, japonês e idiomas orientais não são silábicos, mas usam ideogramas, símbolos para as principais palavras. Neste caso não se fala em alfabeto, mas em vocabulário.
Continue aprendendo sobre alfabetos não latinos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/9986906
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás